Página inicial > Notícias > Cursos superiores do Ifes se destacam no Enade e no Conceito Preliminar de Curso (CPC)

Publicado: Terça, 29 de Dezembro de 2015, 10h45 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2016, 11h55

De acordo com o CPC, quatro cursos do Ifes foram considerados os melhores do Estado.

Os cursos superiores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) obtiveram bom desempenho no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2014, resultado divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última semana. Quatro cursos da instituição são considerados os melhores do Estado, de acordo com o indicador.

Estão no topo da lista dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Campus Santa Teresa; Licenciatura em Matemática, do Campus Cachoeiro de Itapemirim; Engenharia Elétrica, do Campus Vitória; e Engenharia de Controle e Automação, do Campus Serra. Eles obtiveram CPC faixa 4 e as maiores notas do Estado. Outros cursos superiores do Ifes também alcançaram nota 3, considerada satisfatória.

De acordo com a pró-reitora de Ensino do Ifes, Araceli Verónica Flores Nardy, alguns cursos não possuem CPC pois, ou não passaram por processo de reconhecimento de curso até 31 de dezembro de 2014; ou foram avaliados, mas não tiveram publicadas suas portarias de reconhecimento até a mesma data.

O CPC é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso. Para o cálculo, são utilizados o Conceito Enade (que mede o desempenho dos alunos concluintes), o desempenho dos ingressantes no Enade, o Conceito IDD (Índice de Diferença de Desempenho) e as variáveis de insumo (corpo docente, infraestrutura e programa pedagógico), formado por informações do Censo da Educação Superior e de respostas ao questionário socioeconômico do Enade.

Nove cursos do Ifes são considerados acima da média pelo Enade
Dos 25 cursos do Ifes avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2014, nove são considerados acima da média, ao obter notas 4 e 5. Os cursos mais bem avaliados na prova, com conceito 5, são Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Campus Santa Teresa; e Engenharia de Controle e Automação, do Campus Serra. Outros 13 cursos da instituição obtiveram conceito 3, sendo considerados bons pelo indicador.

O objetivo do exame é avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências. O resultado é usado para compor índices que medem a qualidade de cursos e instituições de ensino superior. Os estudantes devem fazer o Enade para obter o diploma, no entanto, não existe um desempenho obrigatório aos alunos.

Confira os conceitos CPC e Enade dos cursos do Ifes.

Assunto(s): enade 2014 , cpc