Página inicial > Notícias > Ifes divulga orientações sobre pedido de certificado do ensino médio com base no Enem 2015

Publicado: Segunda, 11 de Janeiro de 2016, 11h59 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2016, 11h51

Poderão obter o certificado aqueles candidatos que identificaram, no ato da inscrição para o exame, o interesse em utilizar a nota para ter o documento emitido pelo Ifes.

O Instituto do Federal do Espírito Santo (Ifes) vai divulgar nos próximos dias o edital para os solicitantes do certificado de conclusão do ensino médio com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015). A instituição poderá conferir o diploma a quem atenda aos pré-requisitos legais e tenha identificado, no ato da inscrição para o exame, a intenção de utilizar sua nota para esse fim.

A instituição esclarece, entretanto, que antes da divulgação do edital é necessário que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) envie a lista daqueles que se declararam interessados em obter o certificado por meio do Ifes. A previsão é que isso aconteça até a semana que vem. Conforme resolução interna (CS 35/2015), os campi do Ifes aptos a emitir o certificado são: Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Itapina, Linhares, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus, Serra e Vitória.

Além de ter indicado na inscrição o campus de interesse, os solicitantes deverão ter no mínimo 18 anos completos até a realização da primeira prova do Enem 2015; ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento; ter atingido o mínimo de 500 pontos na redação; e não ter a conclusão do ensino médio até a data de 31 de dezembro de 2015.

A partir da liberação do edital, o candidato deverá comparecer ao campus para o qual solicitou a certificação e apresentar os documentos requeridos, em cópias autenticadas ou cópias simples acompanhadas dos documentos originais.

O Ifes poderá também emitir a Declaração Parcial de Proficiência aos interessados que tenham conseguido atingir a pontuação mínima em algumas das áreas de conhecimento do Enem 2015. Entretanto, a declaração será expedida somente para os candidatos que tenham solicitado a certificação no ato da inscrição do exame, mas não tenham conseguido atingir a pontuação exigida em todas as áreas de conhecimento.

Assunto(s): inep , certificado , ensino médio , edital , enem