Página inicial > Notícias > Ifes receberá mestrandos em Letras pelo Programa de Pesquisadores Franceses

Ifes receberá mestrandos em Letras pelo Programa de Pesquisadores Franceses

Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2016, 12h35 | Última atualização em Quarta, 03 de Fevereiro de 2016, 12h40

A instituição é uma das selecionadas pelo Conif. Os mestrandos atuarão em projetos voltados ao ensino do francês.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) está entre as instituições brasileiras aprovadas para receber mestrandos em Letras pelo Programa de Pesquisadores da Embaixada da França em 2016. A seleção foi feita pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), por meio de um edital.

Os mestrandos atuarão em projetos voltados ao ensino da língua francesa. As atividades terão duração de nove meses, devendo ser cumpridas entre setembro de 2016 e junho de 2017. As instituições brasileiras arcarão com o pagamento de auxílio mensal aos estagiários. O valor da bolsa poderá ser de R$ 2 mil ou R$ 2.500. A Embaixada da França ficará responsável pela compra dos bilhetes aéreos e pelo pagamento do seguro-saúde.

Também foram selecionados os institutos federais do Amapá (Ifap), do Amazonas (Ifam), do Rio Grande do Norte (IFRN), do Maranhão (IFMA), do Piauí (IFPI), do Rio de Janeiro (IFRJ), do Paraná (IFPR), de Santa Catarina (IFSC) e Sul-rio-grandense (IFSul).

Fruto de parceria com a Embaixada da França, o programa faz parte do conjunto de iniciativas do Conif para consolidar a internacionalização das instituições da Rede Federal. É mais uma forma de estimular e fomentar ações de cooperação que fortaleçam o ensino de idiomas e o intercâmbio cultural envolvendo as instituições brasileiras e os liceus franceses.