Página inicial > Notícias > Equipe Sama Baja participa de competição nacional em São José dos Campos

Equipe Sama Baja participa de competição nacional em São José dos Campos

Publicado: Segunda, 28 de Março de 2016, 12h00 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2016, 14h18

A 22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que acontece entre 31 de março a 3 de abril, reunirá 1,5 mil universitários de engenharia de quase todo o País.

A equipe Sama Baja, do Campus São Mateus, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), está entre as três equipes do Estado aprovadas para participarem da 22ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, que será realizada de 31 de março a 3 de abril, em São José dos Campos (SP). Entre as capixabas, a equipe do Ifes obteve a melhor nota no Relatório de Projeto, forma de seleção para a competição.

O grupo tem 19 integrantes dos cursos Técnico em Mecânica, Técnico em Eletrotécnica e Engenharia Mecânica do Campus São Mateus, e o veículo ganhou várias inovações, como sistema de medição do nível de combustível: duas chaves magnéticas alocadas na parte externa do tanque são acionadas com a passagem de uma boia, à medida que o nível de gasolina abaixa.

“Também instalamos uma plataforma de telemetria embarcada para monitoramento dos sensores instalados no veículo”, diz Lucas Martins Souza, aluno de Engenharia Mecânica e capitão da equipe.

Ao todo, participam do evento 74 equipes, de 68 instituições de ensino superior, num total de 1.460 estudantes de engenharia das cinco regiões brasileiras, que, assistidos por professores, desenvolveram e construíram carros off-road (Baja SAE) para disputar a tradicional competição nacional de engenharia.

Na competição, além das apresentações do projeto feito pelas equipes, os veículos são submetidos a rigorosas avaliações estáticas e dinâmicas. As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o País na Baja SAE Tennessee Tech, de 14 a 17 de abril de 2017 em Cookeville, Tennessee, EUA, onde o Brasil já venceu quatro vezes.

A edição deste ano traz mudanças no regulamento. As principais alterações são relacionadas à segurança da prova. Entre elas está o abastecimento dos carros, que agora deve ser feito antes da inspeção de segurança, além de novas regras para o sistema elétrico do veículo e controle de configuração do motor. O espaço destinado ao abastecimento também muda com a obrigatoriedade do uso de contêineres para o combustível, sistema de reabastecimento, funil e extintor, reforçando a segurança e organização do local.

Baja
O Baja – O Baja SAE é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, capaz de transportar pilotos com até 1,90 m de altura e até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, responsáveis pela viabilidade econômica do projeto.

Com informações do SAE Brasil