Página inicial > Notícias > Cinco campi do Ifes promovem Virada da Inovação

Cinco campi do Ifes promovem Virada da Inovação

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2016, 16h49 | Última atualização em Terça, 05 de Abril de 2016, 16h37

Os eventos são abertos ao público e têm inscrições gratuitas.

Cinco campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estão promovendo eventos voltados à inovação e ao empreendedorismo, abertos ao público e com inscrições gratuitas. O projeto Virada da Inovação, que consiste em uma mobilização de saberes e incentivo do comportamento empreendedor, é uma parceria dos campi Guarapari, Aracruz, Linhares, Colatina e Barra de São Francisco com o Sebrae.

O objetivo da Virada é canalizar ideias e negócios inovadores, qualificando-os e fortalecendo-os suficientemente para que possam se formalizar e receber investimentos. Além disso, a proposta é disseminar os valores associados à inovação e ao empreendedorismo social e tecnológico, a fim de complementar o programa de pré-incubação dos Institutos Federais, como forma de estimular a criação de ideias inovadoras.

Em todos os campi em que estão sendo realizados, os eventos contam com três fases: a realização de uma palestra de sensibilização; as oficinas de capacitação; e o evento final, para selecionar e capacitar os participantes a desenvolverem suas ideias. Nos campi Guarapari e Barra de São Francisco, a etapa das palestras já aconteceu no início do mês de março.

No Campus Aracruz, a palestra inicial será gratuita e aberta a toda comunidade, e acontecerá no dia 7 de abril, com duas opções de horários: das 16h30 às 18 horas ou das 19h às 20h30, conforme disponibilidade e escolha do participante no momento da inscrição. Para participar, é necessário fazer a inscrição até o dia 6 de abril pela internet ou no próprio campus, localizado na Avenida Morobá, ao lado da Prefeitura Municipal.

A palestra de Sensibilização do Campus Colatina vai acontecer no dia 14 de abril, em três opções de horário: 8h30, 14h30 e a das 18h30. Não há necessidade de inscrição. A programação dessa primeira etapa realizada no turmo matutino contará apenas com a participação interna (servidores e alunos), enquanto as realizadas no turno vespertino serão abertas ao público.

A etapa seguinte, que consiste na fase das oficinas, ajuda os participantes a conhecerem os principais elementos que devem ser considerados para a construção de uma proposta de valor. No Campus Aracruz, as oficinas de capacitação estão previstas para o dia 26 de abril; e nos campi Colatina e Barra de São Francisco, esses momentos de mentoria vão acontecer no dia 10 de maio.

No Campus Guarapari, essa segunda etapa vai acontecer no dia 5 de abril. Para os interessados, as inscrições podem ser feitas até o dia 3 do mesmo mês, pelo site http://gr.ifes.edu.br/virada/2016/?page_id=69.

Na última parte do evento, a programação tem a duração de dois dias, organizada em quatro momentos. Nela, os participantes apresentam seus projetos a uma pré-banca, que vai selecionar os finalistas, e uma banca final fará a avaliação. As duas melhores ideias serão premiadas.

Em Guarapari, a etapa de encerramento da Virada da Inovação será nos dias 28 e 29 de abril. Nos campi Colatina e Aracruz, a última etapa vai acontecer no mês de maio. Já no Campus Barra de São Francisco, a última fase acontecerá nos dias 14 e 15 de junho.

Para alunos

O Campus Linhares também vai promover a Virada da Inovação em parceria com o Sebrae. O evento será aberto apenas aos alunos e não há necessidade de inscrição para participar das etapas. A primeira etapa, que é fase da palestra de sensibilização, vai acontecer no dia 6 de abril. Já a fase das oficinas acontecerá no dia 26 de abril e a etapa de encerramento nos dias 19 e 20 de maio.

* Atualizado em 05/04/2016