Página inicial > Notícias > Pesquisa da Política de Comunicação vai passar por todos os campi até maio

Pesquisa da Política de Comunicação vai passar por todos os campi até maio

Publicado: Terça, 05 de Abril de 2016, 18h12 | Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2016, 11h42

Sondagem de opinião entre os públicos internos vai ajudar a embasar o documento final da política e o plano de comunicação do Ifes.

Representantes de todos os campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vão participar, até o mês de maio, de uma sondagem de opinião que faz parte da construção da Política de Comunicação da instituição. A pesquisa foi solicitada pela consultoria Comtexto – que está conduzindo o processo de elaboração da política – como uma forma de fazer um diagnóstico sobre a realidade da comunidade interna e suas opiniões sobre comunicação no Ifes.

Os resultados vão embasar o documento final da política e também o plano de comunicação, que vai abordar as estratégias e canais a serem criados para aprimorar o relacionamento entre a instituição e seus públicos estratégicos, internos e externos. As sondagens já foram realizadas nos campi Aracruz, Barra de São Francisco, Colatina, Guarapari, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha.

A empresa Qualis Pesquisa e Consultoria foi a contratada para realizar esse trabalho. A presidente da Comissão da Política de Comunicação, Monia Vignati, explica que a pesquisa é feita com grupos focais, compostos de acordo com um perfil metodológico definido pela Qualis, que opinam sobre diversos temas pertinentes à realidade local e aos processos comunicativos no Ifes.

Para os grupos focais, são reunidos representantes dos alunos, docentes, técnicos administrativos e gestores de cada campus, com a preocupação de retratar da melhor forma possível a comunidade local – com vários perfis de idade, formação, tempo de instituição, cursos, entre outros critérios. O sigilo dos participantes é garantido, e ninguém é identificado nos relatórios finais, que abordam apenas as impressões gerais do grupo.