Campus Barra de São Francisco inicia segundo ciclo do Programa de Apoio às Agroindústrias do Noroeste Capixaba
Vinte e seis famílias participarão do programa, que tem o objetivo de agregar valor aos produtos da região e gerar renda.
O Campus Barra de São Francisco iniciou, no final do mês de março, o segundo ciclo do Programa de Apoio às Agroindústrias do Noroeste Capixaba, que tem o objetivo de apoiar a produção dos agricultores familiares da região e sua comercialização, gerando renda e oportunidades. O programa é composto de cursos e oficinas com temas variados, relacionados a administração, legislação, qualidade, processamento de alimentos, identidade e embalagens.
Os encontros acontecem quinzenalmente, no município de Barra de São Francisco. Vinte e seis famílias da cidade e também de Mantenópolis e Água Doce do Norte estão participando. O número de inscritos é considerado um reflexo do sucesso da iniciativa, comenta a professora Fernanda Chaves da Silva, coordenadora do programa, já que no ciclo anterior (desenvolvido entre agosto de 2014 e dezembro de 2015) foram oito famílias participantes.
Neste ciclo, que vai até fevereiro de 2017, haverá no total 20 módulos de capacitação, sendo que cada um ficará sob a responsabilidade de um ou mais parceiros do programa – além do Ifes, fazem parte da iniciativa a Secretaria Municipal de Agricultura, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto para Desenvolvimento da Microempresa, Empresa de Pequeno Porte e Empreendedor Individual (Sindimicro).
Após a conclusão da formação, esses participantes serão acompanhados a cada trimestre, e um novo grupo será integrado ao programa. A expectativa é ampliar os já excelentes resultados do primeiro ciclo, que segundo a professora contribuiu para gerar oportunidade e incentivar o trabalho no campo, descobrir novos mercados, valorizar a agricultura familiar, melhorar a qualidade dos produtos, adequar a infraestrutura das agroindústrias e agregar valor ao que é produzido.
O programa foi tão bem-sucedido que, inclusive, foi selecionado para ser apresentado na Mostra de Experiências Exitosas, dentro da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2015). O evento foi realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 20 e 23 de outubro do ano passado.
Veja fotos do primeiro encontro do Programa de Apoio às Agroindústrias, realizado no dia 29 de março de 2016, na Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Francisco:
Redes Sociais