Página inicial > Notícias > Campus São Mateus realiza Fórum de Educação Profissional e Tecnológica

Campus São Mateus realiza Fórum de Educação Profissional e Tecnológica

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2016, 12h07 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2016, 12h08

O Campus São Mateus do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) realizou, nestas terça (5) e quarta-feira (5), o I Fórum de Educação Profissional e Tecnológica Norte Capixaba 2016. O evento aconteceu no Centro Universitário Norte da Universidade Federal do Espírito Santo (Ceunes/Ufes) e contou com a participação de autoridades e representantes de diversas entidades da sociedade. A organização contou com a parceria dos campi Montanha e Nova Venécia do Ifes.

Com o tema “Integrando agendas para o desenvolvimento sustentável”, o evento teve como um dos principais objetivos elaborar, de forma colaborativa e compartilhada com os diversos segmentos da região, a Agenda Norte Capixaba 2016-2030 para o Desenvolvimento Sustentável, além de instalar a rede “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas para o Norte Capixaba” (Rede ODS/ONU). O evento também instalou o Comitê Gestor Norte Capixaba para o Desenvolvimento Sustentável.

A abertura contou com atividades culturais e pronunciamento de autoridades. Segundo o representante da Secretaria de Governo da Presidência da República, Davi Luiz Schimdt, o evento é importante para a região, mas também se insere em uma rede de agendas que estão sendo construídas no mundo todo. “Estamos fazendo parte de um evento global”, disse.

O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Telmo Lopes Sodré Filho destacou a necessidade de integração das agendas para que haja efetiva inclusão sustentada. “Estamos diante de problemas gravíssimos que precisam de solução imediata, como está destacado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, frisou.

ODS

A partir do documento final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, decidiu-se estabelecer um processo intergovernamental inclusivo e transparente que fosse aberto a todos, com vistas a elaborar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Após mais de três anos de discussão, os líderes de governo e de estado aprovaram, por consenso, o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. A Agenda é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade e consiste em uma Declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as 169 metas, uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais, e um arcabouço para acompanhamento e revisão.

O evento contou com debate sobre 6 dos 17 ODS, sempre com foco em sua aplicação na região Norte do Espírito Santo: Educação de Qualidade (ODS 4); Água Limpa e Saneamento (ODS 6); Energias Renováveis (ODS 7); Empregos Dignos e Crescimento Econômico (ODS 8); Paz e justiça (16) e Parcerias pelas metas (ODS 17).