Página inicial > Notícias > GeDoc recebe certificado de registro do INPI

GeDoc recebe certificado de registro do INPI

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2016, 14h32 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2016, 14h32

O certificado garante por 50 anos a propriedade do Ifes sobre o software, criado por servidores para controle e geração de documentos baseados em modelos previamente definidos.

O Sistema de Gestão e Geração de Documentos (GeDoc) recebeu o certificado de registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O certificado garante por 50 anos a propriedade do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) sobre o sistema, criado pelos servidores Estevão Bissoli Saleme, Jordano Ribeiro Celestrini e Vito Rodrigues Franzosi. O pedido do registro do software foi feito pela Agência de Inovação do Ifes (Agifes).

O GeDoc é um sistema para controle e geração de documentos baseados em modelos previamente definidos. Ele foi criado com o objetivo de dar mais agilidade ao processo de produção de documentos institucionais e favorecer a padronização e organização do acervo documental. O sistema, em funcionamento no Instituto desde março de 2015, suporta a produção de variados tipos de documentos, tais como ofícios, portarias, memorandos, despachos e resoluções.

Ele ainda permite o acompanhamento daquilo que é publicado, por meio de um mecanismo de busca, e envia e-mails para o servidor quando seu nome é citado em alguma publicação. Desde janeiro deste ano, o GeDoc conta com a assinatura digital, ferramenta que auxilia na diminuição da circulação de papéis no Ifes.

O servidor Estevão Saleme conta que já houve manifestação de interesse de outros institutos federais a respeito do GeDoc. Para que tenham o direito de utilizá-lo, a Agifes está elaborando um contrato de licenciamento, relata Humberto Henrique Ramos Brotto, coordenador-geral de Ações de Extensão. Humberto lembra que este é o 10º registro de software conseguido pelo Ifes desde 2012, quando a Agifes entrou com o primeiro pedido junto ao INPI. Ele destaca que não houve recusa de nenhuma das solicitações feitas. Veja aqui a lista de softwares registrados pelo Ifes.

Para os interessados em obter o certificado, a Agifes recomenda que seja feita, inicialmente, uma busca na página do INPI para verificar se a ideia já foi registrada. A agência também se coloca à disposição para auxiliar e tirar dúvidas pelo e-mail agifes@ifes.edu.br. Confira um passo a passo sobre o tema no site do INPI.

Assunto(s): gedoc , certificado , registro , inpi , propriedade