Página inicial > Notícias > Lançado o Manual de Formatura do Ifes

Lançado o Manual de Formatura do Ifes

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2016, 17h13 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2016, 17h13

Documento tem a proposta de ajudar a padronizar as formaturas e auxiliar em sua organização nos campi.

Foi lançado nesta sexta-feira (8) o Manual de Formatura do Ifes, um documento que tem o objetivo de contribuir para a padronização das formaturas que ocorrem nos diversos campi da instituição. O manual é parte do Projeto de Comunicação do Planejamento Estratégico do Ifes, e foi construído com a contribuição das comissões de formatura e os setores de comunicação dos campi, tendo como base o Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal.

No documento, são explicados os procedimentos necessários para organizar e realizar as solenidades de colação de grau e conclusão de curso, indicando as particularidades de cada uma – a colação de grau, por exemplo, só pode ser realizada no caso de estudantes que concluíram uma graduação. Há ainda apêndices com informações úteis, como roteiros sugeridos, modelo de ata, pronomes de tratamento utilizados, cores dos cursos e checklist de eventos.

A servidora Érica Signorelli, produtora cultural do Instituto, que coordenou a elaboração do manual, lembra que os eventos podem ter significado jurídico e, por isso, há necessidade de seguir o protocolo de forma mais rigorosa. Assim, o manual pretende contribuir para solucionar as dúvidas e uniformizar os procedimentos.

“Agradecemos a todas as pessoas envolvidas, de todos os campi. Reunimos relatos de problemas e dúvidas sobre esse tema, e procuramos as soluções. O manual tentou resolver as questões para que os eventos sejam padronizados e isso fortaleça a marca da nossa instituição”, enfatizou.

Acesse o Manual de Formatura do Ifes.