Campi Santa Teresa e Ibatiba realizam ações sobre combate ao Aedes aegypti
Foram realizadas palestras, aulas especiais e apresentação teatral para a comunidade.
Os campi Santa Teresa e Ibatiba realizaram nos últimos dias ações de conscientização sobre doenças e o combate ao mosquito Aedes aegypti. Em Santa Teresa, na comunidade São João de Petrópolis, onde fica o campus, foi realizado o Fórum Municipal de Debates sobre o Aedes aegypti, no dia 6 de abril. O evento teve a parceria da Igreja Católica e da Secretaria Municipal de Saúde.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Elisangela Cristina Vago, e o gerente de Vigilância em Saúde, Gabriel Braun, fizeram palestras, abordando temas como: contexto histórico do Aedes; ciclo reprodutivo; tipos de doenças transmitidas; principais sintomas e suas consequências para a saúde pública; panorama da doença no município; e formas de controle. Depois, alunos do 2º e 3º anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Ifes fizeram uma apresentação teatral sobre o combate ao mosquito.
Estiveram presentes membros da comunidade, representantes da administração municipal, agentes de saúde, o diretor de Ensino do Campus Santa Teresa, Júlio César Netto, e outros servidores e alunos.
Ibatiba
Em Ibatiba, foi realizada de 22 a 29 de março uma semana de aulas teóricas e práticas sobre a identificação das principais doenças de veiculação hídrica da região e identificação dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, vetores de doenças dengue, zika e chikungunya. Participaram da ação os alunos dos segundos anos dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Florestas.
A semana contou com a parceria do técnico da Vigilância Sanitária, Leandro Dias Martins Sousa, e da Secretaria Municipal de Saúde. A organização foi dos professores Benvindo Sirtoli Gardiman Jr., de Saneamento e Saúde Pública, e Dihego de Oliveira Azevedo, de Biologia.
Redes Sociais