Página inicial > Notícias > Campus Barra de São Francisco abre vagas para curso do Jovem Aprendiz

Campus Barra de São Francisco abre vagas para curso do Jovem Aprendiz

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2016, 15h10 | Última atualização em Terça, 12 de Abril de 2016, 15h10

Inscrições para curso de Assistente Administrativo vão de 18 a 20 de abril. Podem participar pessoas de 14 a 24 anos.

O Campus Barra de São Francisco, do Instituto Federal do Espírito Santo, vai ofertar 40 vagas para o curso de Assistente Administrativo, dentro do programa Jovem Aprendiz. O programa é voltado para jovens entre 14 e 24 anos de idade – a idade máxima não se aplica no caso de portadores de deficiência. Os interessados terão de 18 a 20 de abril para fazer a inscrição, on-line.

Além de cumprir o requisito de idade, os candidatos devem estar cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental ou já tê-lo concluído. A classificação será feita pela ordem de inscrição dos interessados, com um cadastro de reserva sendo formado automaticamente. A lista dos selecionados e suplentes será publicada no site do Ifes, no perfil do campus no Facebook e no mural do campus, no dia 25 de abril, a partir das 16 horas.

As matrículas serão realizadas de 26 a 28 de abril, na Coordenadoria de Registro Acadêmico do Campus Barra de São Francisco, localizada na avenida Dona Minelvina Garcia de Lima, 218, bairro Vila Gonçalves (local em que funciona a Escola Municipal João Bastos).

As aulas começam no dia 10 de maio e devem ir até junho de 2017, sempre às terças e quartas, das 18h às 22h. A carga horária teórica será de 400 horas e a de atividades práticas será de 700 horas. A parte prática será desenvolvida na empresa ao qual o aprendiz estiver vinculado. O curso incluirá disciplinas da área de administração (como logística, gestão de pessoas, rotinas contábeis e trabalhistas, organização e controle de documentos) e também uma formação humanística, com leitura e interpretação de textos, relações interpessoais, cidadania, ética e cultura, entre outros temas.

Jovem Aprendiz
O programa Jovem Aprendiz foi estabelecido pela Lei nº 10.097/2000 e regulamentado pelo Decreto nº 5.598/2005. Seu objetivo é inserir nas empresas os jovens que estejam matriculados e frequentando o ensino fundamental ou algum curso técnico ou de capacitação, para que tenham a oportunidade de adquirir conhecimentos e se colocar no mercado de trabalho.

O contrato de aprendizagem poderá ter duração de até dois anos, constando na Carteira de Trabalho. O aprendiz tem direito ao salário mínimo/hora e conta com todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos. A jornada de trabalho é de no máximo seis horas diárias, para aqueles que ainda não concluíram o ensino fundamental, e 8 horas diárias, no máximo, para aqueles que já concluíram o ensino fundamental, computadas as horas destinadas às atividades teóricas e práticas.

Acesse o formulário de inscrição on-line para o curso de Assistente Administrativo – Jovem Aprendiz.
Veja o edital.