Representantes do Ifes e do Conif participam de reuniões com WFCP em Chicago
O objetivo foi alinhar as atividades de organização do Congresso da WFCP, que acontece em Vitória, em setembro deste ano.
Com o objetivo de alinhar as atividades de organização e definir aspectos da programação do Congresso da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês), representantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) estiveram em Chicago, nos Estados Unidos, nos últimos dias 7 e 8 de abril, para reuniões com membros da diretoria do WFCP.
Na quinta-feira (7), a pauta incluiu a exposição do conceito do evento e de informações sobre as diversas áreas que incluem a sua organização, como Tecnologia da Informação, Infraestrutura, Comunicação, Recepção Internacional, Patrocínio e Apoio, e Financeiro. Aspectos como inscrições e cronograma de realização também foram discutidos na primeira parte da reunião.
À tarde, as discussões foram focadas na programação do evento, que incluirá conferências, mesas-redondas, seminários e atrações culturais. Os participantes do evento internacional também poderão participar da programação da 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro, na mesma estrutura.
Os eventos foram pensados de forma a envolver os gestores internacionais e nacionais em uma estrutura única para abordagem do tema “O papel da educação profissional no século XXI” nos dois âmbitos, para tornar mais ricas as discussões e apontamentos. Para os eventos já estão confirmadas as participações do italiano Domenico De Masi; e do britânico Robert Cowen.
Na sexta-feira (8), as discussões se concentraram nas propostas de pré-eventos que tradicionalmente ocorrem no Congresso da WFCP. Uma delas é o evento Youth Camp, que envolve estudantes das instituições que são membros da federação. A outra é um curso de lideranças que têm objetivo de envolver membros e não-membros em discussões sobre o tema. As programações ainda estão em fase de ajustes e em breve estarão disponibilizadas no site do evento (wfcp.ifes.edu.br).
Para Denise Amyot, presidente da WFCP, as propostas apresentadas pelo Ifes e pelo Conif superaram as expectativas de toda a diretoria. “A partir das definições que fizemos aqui deixaremos um legado para os próximos eventos. Estou impressionada a equipe realizou um excelente trabalho, com propostas inovadoras e tecnológicas”, afirmou.
O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, falou sobre o trabalho de organização realizado no Brasil. “Estamos realizando um sonho e levando a organização muito a sério. A escolha do tema foi decorrente do que está sendo percebido no mundo, uma ansiedade e uma preocupação em saber como as coisas serão no futuro. Cada instituição está traçando um caminho e queremos discutir qual é o certo. Gostaria de agradecer a presença de vocês, saíremos daqui com um congresso muito mais claro e organizado, de acordo com a expectativa de todos”, considerou.
Todos os custos que envolveram a realização dessa missão a Chicago, incluindo diárias, passagens e despesas administrativas, foram financiados pelo Conif.
Eventos
O Congresso da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês) e a 40ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) acontecem em Vitória, de 23 a 27 de setembro, e estão sendo organizados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e realizados pelo Conif e pelo Ministério da Educação. A estimativa é de que cerca de 1.500 pessoas participem, no total.
Redes Sociais