Gestão de crises e mídias sociais são os temas discutidos na terceira etapa da Política de Comunicação do Ifes
Estudantes, líderes de Comunicação, comunicadores, representantes dos setores de Tecnologia da Informação, de fóruns, e gestores da instituição estiveram reunidos no Campus Nova Venécia.
Alunos e servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) estiveram reunidos no início desta semana, no Campus Nova Venécia, para os debates de mais uma etapa para a construção da Política de Comunicação da instituição. Desta vez os temas discutidos foram Gestão de Crises e Mídias Sociais, além de gestão estratégica de comunicação, com atenção especial à implementação da política. Participaram das reuniões estudantes, líderes de Comunicação, comunicadores, representantes dos setores de Tecnologia da Informação e gestores da instituição.
As discussões foram orientadas pelo consultor Wilson da Costa Bueno e por representantes da Comissão responsável pela Organização e Desenvolvimento da Política de Comunicação. A chefe da Assessoria de Comunicação do Ifes, Nathália Poloni Sardenberg de Almeida, apresentou como são desenvolvidos os trabalhos de mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube) no setor; e o coordenador de Comunicação Social e Eventos do Campus Colatina, Fabrício Moraes Cunha, apresentou o trabalho do campus na rede social SnapChat, ainda pouco utilizada por instituições, mas amplamente utilizado por jovens e adolescentes.
Os participantes se dividiram em grupos e discutiram, na segunda (18) e terça-feira (19), diversas possibilidades de crises institucionais, estratégias para solucioná-las, além de pontos positivos e negativos da utilização das mídias sociais, e dificuldades enfrentadas pelos campi e pela Reitoria para implementá-las.
Um dos pontos mais falados foi a questão de enxergar a comunicação como estratégica. O reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, orientou que os diretores-gerais incluam os coordenadores de comunicação nas reuniões estratégicas, como é feito na Reitoria. “Se quisermos que a comunicação seja, de fato, estratégica, temos que envolver os seus representantes nas reuniões de gestão. Assim, eles poderão opinar sobre todas as questões do ponto de vista da área”, afirmou.
Wilson da Costa Bueno complementou que quando as políticas de comunicação se estabelecem e se legitimam, há também a legitimação por parte da comunidade. “A comunicação não pode ser vista como um apêndice, dever ser estratégica e integrada a outras áreas, como a de gestão de pessoas, e a de TI. É preciso que estejamos permanentemente dispostos a compartilhar informações e experiências e reforçar a nossa identidade”, afirmou.
A programação ainda englobou aspectos sobre direitos autorais, que devem ser observados no trabalho de mídias sociais e em outras divulgações feitas pela instituição. A discussão incluiu os temas propriedade intelectual, direito autoral, plágio, direitos de uso e direito de distribuição. Os participantes puderam tirar dúvidas e esclarecer pontos sobre a utilização de textos de outros autores e também do uso de imagens de estudantes e servidores.
O coordenador de Tecnologia da Informação do Campus Santa Teresa, Leonardo da Silva Moraes, considerou as discussões muito positivas. “A minha expectativa é que nos comuniquemos melhor com nossos alunos, com os pais. E que também tenhamos mais consciência com relação à marca do Instituto”, afirmou.
Para o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure Rotta de Almeida, a principal contribuição da política de comunicação é fazer com que cada um entenda o seu papel de comunicador institucional. “Todos devem entender que o documento norteará práticas e posturas que deverão ser adotadas por todos, sendo comunicadores profissionais ou não”, considerou.
Consulta pública
A previsão é que o documento construído a partir das discussões desta etapa esteja disponível para consulta no início de maio. Toda a comunidade do Ifes poderá contribuir com sugestões para o documento.
Próxima etapa
A próxima etapa do processo de construção da Política de Comunicação acontecerá no dia 20 de maio no Campus Santa Teresa e tem como temas “Comunicação e extensão", "Como internalizar a Política de Comunicação do Ifes" a "Apresentação do roteiro básico da Política de Comunicação do Ifes”.
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