Página inicial > Notícias > Alunos e servidores do Ifes vão carregar a tocha olímpica

Alunos e servidores do Ifes vão carregar a tocha olímpica

Publicado: Segunda, 09 de Maio de 2016, 17h13 | Última atualização em Sexta, 13 de Maio de 2016, 15h15

No Estado, a passagem da tocha vai acontecer nos dias 17 e 18 de maio. Revezamento do símbolo olímpico por todo o Brasil faz parte dos preparativos para os Jogos do Rio 2016.

Onze alunos e três servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vão carregar a tocha olímpica, em sua passagem pelo Estado, nos dias 17 e 18 de maio. Como parte dos preparativos para a abertura dos Jogos Olímpicos, que acontecem em agosto, o símbolo passará por mais de 300 cidades do País. Os selecionados para participar desse momento são representantes dos campi Aracruz, Guarapari, São Mateus e Colatina.

Em Guarapari, a tocha vai passar no dia 17 de maio, e os representantes do campus serão os servidores Antônio Martins Barros Neto, Eduarda de Biase Ferrari Gomes e Gilberto Cabral de Mendonça. Os selecionados foram indicados a pedido da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Serviço Público (do Ministério do Planejamento), obedecendo a critérios como atividades de destaque, atuação na localidade, interesse e disponibilidade do servidor.

No mesmo dia, a tocha também estará em Vitória, onde será conduzida por cinco alunos do Ifes, sendo que dois são do curso de Engenharia Metalúrgica do Campus Vitória. Carlos Henrique Kossmann participou de uma promoção da Nissan, patrocinadora dos Jogos. Ele garantiu o direito de ser um dos condutores com um texto contando um pouco de suas atividades acadêmicas e esportivas. Já Lucas Marin, seu colega, foi indicado para uma promoção do Bradesco, outro patrocinador, pelo grupo de escoteiros do qual faz parte.

As trigêmeas Fábia, Fabiele e Fabíola Lotério, estudantes do Campus Santa Teresa que foram medalhistas de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em 2015, também foram convidadas a carregar a tocha em Vitória.

Nos campi Aracruz, Colatina e São Mateus, foram escolhidos alguns alunos por meio de um concurso de redação organizado a pedido do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o macrotema “O Brasil e os Jogos Olímpicos”. Em São Mateus, foi selecionado Abraão Filipe Marques de Oliveira, que cursa o 3º ano do Técnico em Eletrotécnica. Ele escreveu o texto intitulado “Superando paradigmas na busca pela inclusão social”.

Em Aracruz, a selecionada foi a aluna Satiê Lagasse Miranda, do 3º ano do Técnico em Mecânica, com a redação “Paraolimpíadas na construção de um mundo igualitário”. Já Isabela Tonon da Costa Dondone, do 4º ano do Curso Técnico de Administração, foi a escolhida do Campus Colatina, com o texto intitulado “O Cessar-Fogo no Brasil”. Eles participarão do revezamento da tocha pelos municípios do Norte do Estado, no dia 18 de maio.

Do Campus Colatina, foram escolhidos, por meio de promoções, mais dois alunos. Bartouvino Costa Neto, do 3º período do Tecnólogo em Saneamento Ambiental, conquistou o direito de conduzir a tocha em função de uma promoção da Coca-Cola, que é patrocinadora do evento; e João Marcos Cunha Filho, do 7º período do Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, foi indicado para uma promoção organizada pelo Comitê Organizador Olímpico, que selecionou pessoas que fazem a diferença na sua cidade. Além dos condutores, aproximadamente 70 alunos voluntários do campus formarão um corredor em trechos do trajeto para direcionar a passagem.

O Campus Linhares também terá um representante: Guilherme Azevedo, 15 anos, aluno do Curso Técnico em Administração. Ele também conquistou o espaço por meio de uma redação em um concurso da Coca-Cola, falando sobre como transmitir a felicidade no seu dia a dia.

A tocha

O Brasil sediará os jogos olímpicos em 2016 na cidade do Rio de Janeiro. Por tradição, a tocha olímpica é acesa na Grécia e depois percorre o caminho até o local onde acontecerão os jogos. No Brasil, ela passará por todas as regiões, sendo conduzida ora por atletas, ora por membros da comunidade local. Em São Mateus, a comitiva que a conduz, composta por 47 participantes, fará o trajeto de Guriri até a Igreja Velha, e é nesta ocasião que Abraão a levará em parte do percurso.

Veja a rota completa do revezamento da tocha.