Página inicial > Notícias > Campus Piúma realiza encontros com a comunidade para partilhar saberes

Campus Piúma realiza encontros com a comunidade para partilhar saberes

Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2016, 17h47 | Última atualização em Terça, 17 de Maio de 2016, 21h50

O projeto Pescador de Saberes vai promover diversos momentos de interação entre o campus e os moradores até o final do ano. Experiências compartilhadas serão relatadas em livro.

Promover a interação entre o conhecimento acadêmico e a cultura e o saber popular. Esse é o objetivo do projeto Pescador de Saberes, que está sendo realizado pelo Campus Piúma, com vários encontros programados ao longo de 2016. A cada um deles, membros da comunidade local são convidados a partilhar seus conhecimentos em temas de relevância para a cidade e para a atuação do campus.

A primeira reunião aconteceu no dia 25 de abril, com o tema “História de Piúma”. Cristiano Bodart, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piúma (IHGP), foi convidado para apresentar o assunto e fez uma narrativa rica em informações, relatando por exemplo a existência de sítios arqueológicos na região e as descobertas já realizadas. Moradores da cidade, alunos e servidores do campus participaram do momento – todos os encontros do projeto são abertos ao público.

O próximo encontro, será no dia 23 de maio, com o tema “Território Sul Litorâneo”. Haverá um total de 11 reuniões, realizadas mensalmente, com duração de uma hora, no auditório do campus. A dinâmica contará sempre com palestras, exposições e abertura para que o público interaja com os expositores. Todos os interessados nos temas podem participar.

Além de chamar a população piumense para compartilhar suas vivências e demandas, o projeto Pescador de Saberes também tem a intenção de documentar a cultura local. Todos os encontros feitos ao longo do ano serão filmados, gravados e fotografados. A intenção é que as experiências e saberes compartilhados sejam transformados em um livro sobre os pescadores e artesãos da comunidade piumense e seu dia a dia.

A obra também contará com participação dos alunos, professores e uma pessoa da comunidade na sua elaboração. A previsão é de que o livro seja lançado na metade do ano de 2017, em uma noite cultural no auditório.

Agenda

O próximo evento acontecerá no dia 23 de maio, às 19 horas, no auditório do campus. O tema a ser discutido será “Território Sul Litorâneo”, e os convidados para esse encontro serão Denise Mezadri, da IHGP; a professora de Biologia, Márcia e Deise Thompson Lugão Oliveira, mestranda em geografia.

Até o mês de dezembro, serão abordados: Carpintaria Naval, Histórias da Música em Píuma, Cultura em Piúma, Artesanato, Pesca, Comércio Varejista de Recursos Pesqueiros, Indústria e Engenharia de Pesca.