Página inicial > Notícias > Ifes vai capacitar trabalhadores do Porto de Vitória

Ifes vai capacitar trabalhadores do Porto de Vitória

Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 17h33 | Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 17h48

Assinatura Codesa

Inicialmente serão capacitados 500 portuários, ainda em 2016, nas áreas de gestão pública, legislação, gestão portuária e logística.

O Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai oferecer turmas especiais para capacitação dos trabalhadores do Porto de Vitória. O Termo de Cooperação para Descentralização de Crédito Externa foi assinado durante uma reunião no campus na última sexta-feira (3), pelo reitor Denio Rebello Arantes, pelo diretor do campus Cariacica, Lodovico Ortlieb Faria, e pelo presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luis Claudio Santana Montenegro.

De acordo com o termo, o Ifes oferecerá inicialmente 20 cursos nas áreas de gestão pública, legislação, gestão portuária e logística, capacitando 500 trabalhadores ainda em 2016. Outros cursos podem ser demandados durante a vigência do documento, que tem validade até 2018.

O convênio, que se estende a todos os trabalhadores da Codesa, efetivos e contratados, tem o objetivo de promover a capacitação dos profissionais que atuam na área portuária, buscando a maior eficiência, segurança, qualidade e produtividade. A gestão administrativa e financeira do projeto será realizada pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto).

Segundo o diretor do Campus Cariacica, Lodovico Faria, a assinatura é o resultado de uma antiga parceria que vem sendo construída pelas duas instituições, a partir do Curso Técnico em Portos, oferecido pelo campus. “Temos em comum o desejo do desenvolvimento do setor, que passa pela capacitação dos trabalhadores”, disse.

Já o coordenador do Curso Técnico em Portos do Campus Cariacica e Coordenador do Projeto de Extensão, Daniel Farinelli Leite, destacou a importância do curso na ampliação da interação do curso com o Porto e com os trabalhadores do setor portuário. “Além das atividades de capacitação, teremos fórum de discussões, seminários e outras atividades com a participação de professores, funcionários da Codesa e alunos, onde serão levantados e discutidos temas relevantes”.

Além do reitor, do diretor do campus, do coordenador do projeto e do presidente da Companhia, a cerimônia contou com as presenças do diretor de Ensino do Campus Cariacica, Pedro Leite Barbieri; da diretora de Pesquisa, Ensino e Extensão do Campus Cariacica, Jocélia Abreu Barcellos Vargas; e dos professores do curso Técnico em Portos, Erivelto Fioresi de Sousa e Pedro Paulo Zucarato.

Entre os dirigentes da Codesa, estiveram na reunião o diretor de Administração e Finanças, Roberto Carlos Telles Braga e os assessores do Porto, Fernanda Anchieta, Fabrício Diniz, Francisco Milfont, Enildo Moreira e Rose Duarte.