Página inicial > Notícias > Campus Montanha realiza solenidade para inauguração de novo bloco

Campus Montanha realiza solenidade para inauguração de novo bloco

Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2016, 10h23 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2016, 10h35

Solenidade acontece no campus nesta sexta-feira (12), às 14h e contará com a presença de autoridades capixabas.

IMG 8527 2

O Campus Montanha, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizará nesta sexta-feira (12), às 14h, a solenidade de inauguração de um novo prédio, o Bloco Didático I. A construção inclui 14 salas de aula; dois laboratórios de informática, com 64 máquinas conectadas à internet; e laboratórios de Química, Física, Biologia e Matemática. A cerimônia é aberta ao público.

Além desses espaços, também serão entregues guarita, cabine de subestação de energia elétrica e espaço destinado a jardinagem, drenagem e arruamento. As construções têm um total de 52.269 metros quadrados, e foram investidos cerca de R$ 11 milhões.

Para André Sampaio, diretor-geral do Campus Montanha, a finalização desta etapa representa mais uma importante conquista para o município e toda região do extremo norte capixaba. “Com a ampliação da estrutura física e dos recursos pedagógicos e tecnológicos, a comunidade acadêmica será beneficiada com a expansão de cursos, projetos de ensino, pesquisa e extensão. Todas as ações do campus convergem para o alinhamento da educação profissional às demandas regionais, bem como, para a efetiva participação do Ifes no processo de formação e capacitação de profissionais das áreas contempladas”, comenta.

Na solenidade de inauguração desta sexta, será feito o descerramento da placa do novo bloco e haverá a apresentação da Banda Alface, composta pelos alunos do Campus Montanha. O campus também assinará dois Termos de Cooperação com empresas do Espírito Santo.

Novas vagas e parcerias

O novo espaço vai ampliar a capacidade de oferta de vagas de curso técnico das atuais 80 para 160, que aumentarão na medida em que forem contratados novos professores e técnico-administrativos. Também possibilitará a criação de um curso Superior na área de Ciências Agrárias, previsto no PDI do Ifes para iniciar em 2018.

Outra ação que será viabilizada com o novo espaço é o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão em parceria com empresas, órgãos públicos e demais organizações da sociedade civil. Na solenidade, será assinado o Termo de Cooperação com a empresa Lithoplant Indústria e Comércio, para pesquisa com fertilizantes nanoparticulados no cultivo de café. Também será dada a autorização de início das atividades de uma pesquisa com efluente do esgoto doméstico tratado da Cesan no cultivo agrícola.

Projeto

O Campus Montanha foi inaugurado em março de 2014, e seguindo a portaria do Ministério da Educação (MEC) nº 505 que ampara o funcionamento da Instituição, ainda está em processo de implantação até 2018. Ainda está prevista a construção de mais quatro blocos. As obras incluem espaços para ginásio poliesportivo, refeitório/área de serviço, biblioteca e teatro. Também será construída no campus uma fazenda experimental com modelos de produção animal e vegetal.