Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para Feira de Ciência e Engenharia do Espírito Santo

Inscrições abertas para Feira de Ciência e Engenharia do Espírito Santo

Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2016, 18h26 | Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2016, 11h31

Fecieng ocorre dentro da programação da Semana de Ciência e Tecnologia. Podem participar estudantes de nível fundamental e médio.

Estão abertas as inscrições para a V Feira de Ciência e Engenharia do Espírito Santo (Fecieng-ES). São duas categorias: nível fundamental e nível médio. Os estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Ifes poderão se inscrever nesta última. O prazo vai até o dia 14 de setembro, e a novidade desta edição da feira é que a inscrição será virtual, feita exclusivamente no www.semanact.es.gov.br. Não há cobrança de taxa.

A premiação contará com bolsas do Programa Iniciação Científica Junior (PicJr) para alunos e professores que conquistarem as três primeiras colocações em cada categoria, além dos tradicionais troféus, medalhas e certificados.

Na primeira etapa, serão selecionados 60 projetos. A comissão avaliadora é formada por representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti); da Secretaria de Estado da Educação (Sedu); da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC); da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); da Associação Brasileira de Inventores, Cientistas e Empreendedores Inovadores (Abipir); do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Mateus (CONCITI).

A divulgação dos trabalhos selecionados será no dia 30 de setembro. Os candidatos classificados deverão produzir um vídeo de até dois minutos de duração e postar no portal www.semanact.es.gov.br, de 1º a 9 de outubro. A expectativa é que o número de projetos inscritos neste ano supere o de 2015, quando mais de 170 trabalhos científicos participaram da IV Fecieng-ES. Veja o edital.

A V Fecieng ocorre dentro da programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que vai de 17 a 23 de outubro, porém, algumas atividades se estenderão até 15 de novembro, uma vez que a Semana C&T envolve os 78 municípios capixabas. O tema definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para 2016 é “A Ciência Alimentando o Brasil”.

Inscrições
Para submeter os projetos científicos, os alunos deverão acessar o portal www.semanact.es.gov.br, ler o edital e preencher o formulário de inscrição, até as 23h59 do dia 14 de setembro. A confirmação da inscrição será via e-mail cadastrado no formulário. Vale lembrar que os trabalhos deverão ser elaborados e desenvolvidos obrigatoriamente por alunos, sob a orientação de professores das escolas participantes.

É importante que os jovens cientistas fiquem atentos para que os projetos sigam a Metodologia Científica ou de Engenharia prevista no edital disponível no portal. As equipes de apresentação serão formadas por, no máximo, quatro alunos e um professor-orientador. Os projetos deverão conter: título; resumo; introdução; justificativa e motivação; objetivos; materiais e métodos; resultados esperados e referências,

Já os critérios de avaliação levarão em consideração Relevância Social; Criatividade; Inovação; Aplicabilidade; Descrição completa dos materiais e métodos.

*Com informações da Assessoria da Secti.

Assunto(s): fecieng , inscrições , feira , engenharia