Inaugurada a Incubadora do Campus Venda Nova do Imigrante
Espaço se destina a apoiar empreendimentos na área do agronegócio e já toca projeto de indicação de procedência do Socol.
Foi inaugurada na última terça-feira (16) a Incubadora do Ifes Campus Venda Nova do Imigrante. A cerimônia aconteceu no auditório do campus e também marcou o encerramento do Curso de Pré-Incubação para Empreendedores. A incubadora é um espaço de apoio a empreendimentos que propicia ambientes e condições adequadas para seu funcionamento, desenvolvimento e consolidação. Sua área de atuação é o Agronegócio, apoiando o desenvolvimento regional e preservando a cultura local e os recursos naturais.
Compareceram ao evento de inauguração, além da comunidade local e de empreendedores e empresários da região, alunos e servidores do campus, bem como o pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure; o coordenador da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), Christian Mariani; e o prefeito de Venda Nova, Dalton Perim. Eles compuseram a mesa junto com o diretor-geral do campus, Aloísio Carnielli; a diretora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação do campus, Adriane Bernardo de Oliveira Moreira; e a coordenadora da Incubadora, Larissa Haddad Souza Vieira.
Marcaram presença ainda representantes do Campus Itapina e de instituições parceiras, como Sebrae, Findes, Incaper, Agrotur, MAPA, Assocol, Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Senac, Faculdade de Venda Nova do Imigrante (Faveni), Sicoob, Caixa, Banestes e Bradesco.
A incubadora foi denominada Radix, palavra do latim que significa “raiz” e foi escolhida em função de sua associação às atividades dessa entidade. “A raiz é o órgão que tem por função fixar a planta ao solo, além de oferecer-lhe os nutrientes importantes para o seu desenvolvimento; da mesma maneira, a Incubadora seria a raiz do empreendedor, oferecendo o suporte e as condições necessárias ao seu fortalecimento e crescimento”, explicou a coordenadora do espaço.
Ações
O evento de inauguração representou a efetivação de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2013, iniciado pelos servidores Adriane Bernardo de Oliveira Moreira e Wilton Soares Cardoso, em parceria com instituições como Sebrae, Findes, CDL e Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante (PMVNI).
Desde essa data, servidores e alunos trabalharam para organizar a incubadora e desenvolver os primeiros projetos. As alunas do Curso Técnico em Administração Chaenzy Specimille Hamer e Gracieli Marotto, orientadas pelos professores Adriane e Wilton, trabalharam para auxiliar na criação de um modelo de negócio para a incubadora, por meio do método Canvas e dos diagnósticos de ações de empreendedorismo e inovações na região.
Foram ainda promovidos, sob coordenação da servidora Larissa Vieira, o Curso de Pré-Incubação para Empreendedores e o Projeto de Alavancagem da Indicação de Procedência Venda Nova do Imigrante para Socol. O Curso de Pré-Incubação foi realizado de maio a agosto deste ano e teve como objetivo aprimorar ideias de inovações em empreendimentos. Foram 28 participantes, organizados em 10 grupos.
Já o Projeto de Alavancagem da IP-Venda Nova do Imigrante para Socol é desenvolvido junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em parceria com o Idaf e a Associação de Produtores de Socol (Assocol), e oferece a oportunidade de atuação de quatro bolsistas em dois planos de trabalho: um voltado à estruturação organizacional da Assocol e outro à análise laboratorial do produto Socol.
Redes Sociais