Página inicial > Notícias > Inscrições para Parlamento Juvenil do Mercosul vão até semana que vem

Inscrições para Parlamento Juvenil do Mercosul vão até semana que vem

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2016, 16h46 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2016, 16h46

Chamada interna do Ifes vai pré-selecionar candidato do 1º ou 2º ano de curso técnico integrado.

Estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) têm até a próxima semana para se inscrever e concorrer a uma vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O PJM é um programa que tem o objetivo de favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.

O Ifes divulgou uma chamada interna para pré-selecionar o candidato da instituição. São 27 vagas para estudantes da Rede Federal, uma para cada estado da Federação. O Instituto tem a possibilidade de indicar um candidato para participar de uma eleição nacional, que definirá os membros do parlamento.

Durante o mandato de dois anos (2016 a 2018), os parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados vão elaborar propostas que contemplem as necessidades e anseios comuns ao Mercosul. O tema principal deste ano é “O ensino médio que queremos”. No Brasil, a iniciativa é coordenada pela Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Requisitos
O interessado deve estar matriculado e frequentando regularmente o 1º ou 2º ano de curso técnico integrado ao ensino médio; ter boa atuação escolar (frequência, conduta e rendimento); adaptar-se facilmente à convivência com pessoas de diferentes culturas e crenças religiosas, e ter disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais, todas acompanhadas pelo MEC.

Para participar do processo seletivo, o estudante deve preencher a ficha de inscrição que consta na chamada; anexar à ficha uma cópia de documento de identidade válido e legível, uma declaração de matrícula e o histórico escolar com coeficiente de rendimento, incluindo o semestre em curso. Além disso, é preciso enviar uma carta de recomendação de um professor e ainda um projeto de protagonismo juvenil que contemple a sua realidade local. O e-mail para envio é assessoria.internacional@ifes.edu.br. O prazo vai até 1º de setembro.

Seleção
Depois da pré-seleção no âmbito do Ifes, o candidato indicado pela instituição passará para uma segunda etapa, com a abertura do processo eleitoral pelo MEC. A previsão é que tenha início no dia 20 de setembro. A partir desta data, os candidatos terão seus perfis e projetos divulgados em um portal da internet e também poderão promover suas candidaturas nas redes sociais. A eleição será on-line, no período de 17 a 21 de outubro, e a divulgação do resultado no dia 31 de outubro.

Os eleitos serão convocados para um curso de formação e receberão orientações sobre o papel do parlamentar juvenil, cujas datas, locais e cronograma serão divulgados posteriormente. Os custos para a participação serão subsidiados pelo MEC, exceto o traslado da cidade de origem até o aeroporto.

Acesse:
Chamada interna – Parlamento Juvenil do Mercosul - atualizada em 05/08/2016
Anexos I e II - Ficha de Inscrição e Termo de Autorização
Chamada nacional – (Veja mais informações sobre a construção do projeto de protagonismo juvenil).

*Com informações do Conif.