Youth Camp discute papel da Educação para a inclusão social
Terceiro dia do evento foi realizado no Campus Venda Nova do Imigrante, nesta quarta-feira (21).
“A educação como o mecanismo para que cada ser humano possa desenvolver plenamente seu potencial” é uma das frases que resume um dia inteiro de atividades realizadas pelos youth campers na última quarta-feira (21), em visita ao campus Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e à região do Parque da Pedra Azul. O grupo, de 35 estudantes de instituições brasileiras e estrangeiras, está participando do Acampamento Internacional da Juventude (International Youth Camp) desde o dia 19.
A programação antecede o Congresso da Federação Mundial dos Colleges e Politécnicos (WFCP), que começa nesta sexta-feira (23). Na visita ao Campus Venda Nova, eles foram recebidos com a apresentação do coral infantil “Sol da Manhã”. O diretor-geral do campus, Aloísio Carnielli; a diretora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Adriane Bernardo de Oliveira Moreira; e a coordenadora da Incubadora, Larissa Haddad, também deram as boas-vindas.
Demonstrando a capacidade modificar trajetórias e incluir socialmente comunidades inteiras a partir do acesso à educação de qualidade, à arte e à cultura, foram apresentados aos visitantes projetos desenvolvidos no campus ligados ao tema. Dois deles são o “Cata Papel e Inventa Moda”, coordenado pela professora Maria José de Souza, a Zezé, de coleta seletiva e desenvolvimento do artesanato local; e a série de pesquisas para a melhoria do café, que visam agregar valor ao trabalho de pequenos produtores do estado do Espírito Santo.
Ao compartilhar relatos de suas diferentes realidades socioeconômicas e experiências pessoais, os youth campers destacaram o papel fundamental que o acesso à educação teve para que pudessem ampliar seus horizontes. “A educação me permitiu acreditar que sou capaz de superar o preconceito racial e social, contrariando a aposta de que eu não chegaria a lugar algum. Hoje eu tenho convicção do que eu sou e do que quero alcançar”, contou Malca Rashena Fernanda Griffit, aluna do curso técnico em Comércio Exterior, do Instituto Federal de Roraima.
Com base nas discussões sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial Objetivo número 4: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, os youth campers destacaram seu compromisso pessoal em serem multiplicadores daquilo a que puderam ter acesso, para combater a desigualdade, se comprometendo com o desenvolvimento da sociedade.
Conforme afirmou Pia Puga, aluna do quarto ano do curso de Engenharia em Marketing, do Instituto Profissional Duoc UC, do Chile, “como jovem, gostaria de intervir na realidade atual do meu país, igualando as oportunidades de acesso à educação. Seria ótimo que duas importantes características estivessem presentes em todas as instituições de ensino: gratuidade e qualidade”.
Conheça mais sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/.
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