Página inicial > Notícias > Exclusão do resultado do Ifes no Enem 2015 por Escola

Exclusão do resultado do Ifes no Enem 2015 por Escola

Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2016, 15h43 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2016, 14h02

O Inep desconsiderou as notas dos Institutos Federais na divulgação dos resultados do Enem 2015.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) esclarece que teve ciência, por meio de reportagens publicadas na terça-feira (4), que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desconsiderou as notas dos Institutos Federais na divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referentes ao ano de 2015.

Em resposta, o Inep informou que, a partir deste ano, as escolas que ofertam cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, como o Ifes, não fazem parte do público-alvo do “Enem 2015 por Escola”. A mudança nos critérios para divulgação das notas foi definida pela portaria nº 501/2016, publicada no dia 28 de setembro, dias antes da disponibilização da lista de resultados das escolas.

O Ifes esclarece que não teve acesso aos resultados dos campi da instituição no Enem 2015. O Instituto considera ainda descabida a decisão do Inep, uma vez que os cursos da instituição também certificam o Ensino Médio e tornaram-se referência nacional em qualidade educacional. O Ifes buscou junto ao Inep e ao Ministério da Educação (MEC) a correção desta medida.

Em nota divulgada pela imprensa na quarta-feira (5) à noite e no site do próprio Inep, o Instituto admitiu que houve um equívoco na interpretação da legislação para a divulgação dos resultados dos Institutos Federais no Enem 2015. Por essa razão, o Inep decidiu processar os resultados dos Institutos Federais e divulgar tão logo seja possível.

(Nota atualizada no dia 6/10/2016 após nota oficial divulgada pelo Inep)