Alunos do Campus Montanha conquistam bronze na Maratona de Negócios Sociais do Sebrae
O evento chegou à fase final com 15 projetos selecionados. Entre os finalistas, estavam três propostas do Ifes.
Alunos do curso técnico integrado em Administração do Campus Montanha conquistaram o terceiro lugar na Maratona de Negócios Sociais, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O evento, que foi realizado entre os dias 27 e 30 de setembro e contou 49 projetos aprovados inicialmente, chegou a fase final com 15 ideias selecionadas. Equipes dos campi Linhares e de Alegre também estavam entre os finalistas da competição.
Bruna Raupp, Yasmin Sá, Marcos Morau e Sabrine Delunardo, orientados pelo professor Isaac Gezer, conquistaram a terceira posição com o projeto “Móveis Ligno”, que surgiu a partir do envolvimento do campus com o bairro em que se localiza, e com base na produção madeireira e latifundiária predominante na região. A proposta tem a intenção de ser uma empresa de móveis feitos de pallets que tem o objetivo de conectar conforto à inclusão socioambiental. Além disso, o projeto tem o intuito de promover a profissionalização e o desenvolvimento da consciência ambiental na comunidade e estimular parcerias que contribuam para o aperfeiçoamento do produto final.
Para a estudante Sabrine Delunardo, a participação e a classificação da proposta na competição foi muito importante, tendo em vista o pouco tempo de atuação do campus. “Nós somos a primeira turma nessa modalidade, e estar aqui apresentado um projeto já é muito significativo, principalmente pelo fato do nosso campus ter tão pouco tempo de existência. Nós vimos no bairro uma oportunidade de transformar o lugar em que estudamos”, comentou.
As outras equipes vencedoras, Manacá e Go Local, também apresentaram iniciativas financeiramente sustentáveis, com viés econômico e caráter social e ambiental, que contribuíssem para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentassem o desenvolvimento da economia nacional. Todos os vencedores ganharam cursos de capacitações no Sebrae, onde poderão desenvolver ainda mais as habilidades e competências empreendedoras dos projetos, bem como o escopo do negócio.
Confira alguns momentos da Maratona:
Redes Sociais