Página inicial > Notícias > Campi do Ifes promovem ações de conscientização do Outubro Rosa

Campi do Ifes promovem ações de conscientização do Outubro Rosa

Publicado: Quinta, 13 de Outubro de 2016, 16h46 | Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2016, 16h49

Programação do mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama tem palestras, doação de lenços, caminhada e mais.

Além do Campus Serra e da Reitoria , outros quatro campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) promoverão ações de conscientização e prevenção do câncer de mama, ao longo desse mês, em homenagem ao Outubro Rosa.

As atividades, articuladas pela Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (Cass) em parceria com os campi, inclui palestras com profissionais da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), doação de lenços, caminhada em homenagem a causa, entre outros. Em Aracruz, por exemplo, nesta sexta-feira (14) acontecerá a palestra "Detecção Precoce do Câncer", ministrada pela farmacêutica Mayara Azeredo Gobeti, da Afecc. No dia 20, Daiany Helena Stein Guedes abordará o mesmo tema em palestra no Campus Cariacica, a partir das 10h.

Em Alegre, o destaque é para o Desafio Rosa, um convite a todas as mulheres comparecerem ao campus neste dia usando um lenço, em homenagem àquelas que lutam contra o câncer. No fim do dia, os lenços deverão ser entregues no ambulatório, para serem doados à Casa de Apoio aos portadores de câncer do Hospital Evangélico de Cachoeiro (Heci), que desenvolve projetos voltados aos pacientes oncológicos.

Barra de São Francisco montou um ambiente alusivo à campanha Outubro Rosa, nas salas de aula e no pátio do campus. Além disso lançou um concurso para os alunos, com a finalidade de incentivar a discussão do tema e a importância do diagnóstico precoce. Os estudantes foram convidados a vestirem a cor rosa, ou usarem o uniforme do Ifes com algum adereço na cor da campanha, e postar fotos nas mídias sociais, com uma frase de efeito sobre o tema. Serão premiadas as duas melhores frases. O campus ainda promoverá, em parceria com a Escola Municipal João Bastos, a 1ª Caminhada Outubro Rosa, pelas ruas do centro da cidade, em que participarão alunos, servidores e integrantes da terceira idade.

Confira todas as atividades:

Campus de Alegre
18 de outubro – Desafio Rosa: todas as mulheres do campus são convidadas a comparecerem nesse dia usando um lenço, em homenagem às mulheres que lutam contra o câncer. No fim do dia, os lenços deverão ser entregues no ambulatório para serem doados à Casa de Apoio aos Portadores de Câncer do Hospital Evangélico de Cachoeiro (Heci).

Campus Aracruz
14 de outubro, às 15h30 – Palestra: "Detecção Precoce do Câncer", com a farmacêutica Mayara Azeredo Gobeti (Afecc).

Campus Cariacica
20 de outubro, às 10h – Palestra: "Detecção Precoce do Câncer", com a enfermeira Daiany Helena Stein Guedes (Afecc).

Campus Barra de São Francisco
26 de outubro, às 19h - Palestra: "Todos unidos na prevenção do câncer de mama", com a enfermeira Eliete Silva de Oliveira Reis.
Local: Câmara Municipal de Barra de São Francisco

26 de outubro, às 9h30 - 1° Caminhada Outubro Rosa: caminhada a ser realizada pelas ruas do centro da cidade, com alunos, servidores, integrantes da terceira idade e alunos do Colégio João Bastos
– Saída da Escola Municipal João Bastos.

Outubro Rosa
Além dos quatro campi, o Campus Serra e a Reitoria também promoveram ações de conscientização e prevenção do câncer de mama. No Campus Serra, a palestra sobre a “Detecção Precoce do Câncer” aconteceu no último dia 5, ministrada pela farmacêutica Mayara Azeredo. E no dia 6 de outubro, Olivia Kretli, da Afecc, falou sobre o tema na Reitoria.