Página inicial > Notícias > Aluno do Ifes é selecionado para compor Parlamento Juvenil do Mercosul

Aluno do Ifes é selecionado para compor Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2016, 17h06 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2016, 19h06

Onze alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal vão representar o Brasil no programa.

O estudante Márcio Fabrício Falcão de Paulo Filho, do Campus Guarapari, conquistou uma vaga para representar o Espírito Santo no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O resultado da eleição foi divulgado na última quinta-feira (17), na página oficial do programa, que selecionou 11 alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio da Rede Federal, com idade entre 14 e 18 anos, para representar o Brasil e criar um documento que aborde o tema: O Ensino Médio que Queremos.

A elaboração do documento será feita em conjunto com os representantes dos outros países-membros do Mercosul – Argentina, Uruguai e Paraguai – e com os jovens dos países associados ao bloco, Bolívia e Colômbia. O PJM é um programa que tem o objetivo de favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.

O projeto apresentado pelo aluno, elaborado em conjunto com mais três estudantes capixabas, visa a construção de um conselho juvenil da educação nas câmaras municipais, como forma de estimular o aprendizado dos jovens acerca dos assuntos e cargos políticos e também oportunizar a participação jovem nas decisões em seus municípios, por meio da criação de um projeto de lei de iniciativa popular. Veja o projeto completo.

Para Márcio a vontade de ajudar as pessoas, junto da crença de um futuro melhor foi o que inspirou a proposta criada. “Creio que uma sociedade com maior participação do jovem na política tende a progredir cada vez mais, e foi dessa ideia que surgiu meu projeto. Participar desse parlamento, composto por jovens, é ter uma porta aberta para começar a mudança nesse cenário, ganhar voz.”, comentou.

PJM
O programa, que é uma iniciativa da Assessoria Internacional do Ministério da Educação (MEC), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), surgiu dentro do setor educacional do Mercosul e, em cada edição (2010, 2012 e 2014), selecionou 27 estudantes brasileiros. O projeto prevê mandato de dois anos e está iniciando sua quarta edição (2016-2018) para exercício de voz na tomada de decisões coletivas.

Os jovens do PJM concentram as reflexões que fazem sobre cinco eixos temáticos: inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos. Esses temas foram selecionados tendo em vista que se trata de direitos que são reconhecidos nos países, tanto em normativas nacionais específicas como em legislações internacionais às quais se sujeitam os estados que integram o projeto.

Capacitação

Entre os dias 12 e 16 de dezembro, os eleitos participarão de um curso de formação e receberão orientações sobre o papel do parlamentar juvenil.