Página inicial > Notícias > Estudantes investigam: “Como a Ciência pode mudar o Brasil?”

Estudantes investigam: “Como a Ciência pode mudar o Brasil?”

Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2016, 15h59 | Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2016, 14h56

Participantes do projeto Inova Jovem fizeram reportagem durante a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Cariacica.

Um grupo de alunos do Campus Viana e da Escola Ferdinando Santório, de Cariacica, fez uma reportagem durante a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Cariacica. No evento, que aconteceu entre 24 e 27 de outubro, eles entrevistaram os estudantes que apresentavam trabalhos para investigar o tema “Como a Ciência pode mudar o Brasil?”. A produção do vídeo faz parte das atividades do projeto Inova Jovem e foi contemplada em edital da Fapes.

A reportagem foi realizada com a intenção de valorizar as ideias de negócios desenvolvidas pelos jovens de 15 a 29 anos. Além disso, foi uma oportunidade dos estudantes do Inova Jovem colocarem em prática o que aprenderam em oficinas de produção audiovisual das quais participaram.

O Inova Jovem é um projeto de extensão do Ifes que tem parceria com a Agência de Desenvolvimento Social Jovem (Adesjovem) e se propõe a estimular a inovação, o empreendedorismo e a criatividade entre seu público-alvo. O coordenador é o professor Robson Malacarne, do Campus Viana. Atualmente, o projeto é realizado tanto na Escola Ferdinando Santório, contemplando 10 alunos da Educação de Jovens e Adultos, quanto no Campus Viana, com estudantes do Curso Técnico em Logística.

Este ano, foi formado um cineclube com a proposta de trabalhar a autonomia e o trabalho em equipe entre os jovens, que escolheram temas e filmes de seu interesse para debater. Entre os filmes assistidos esteve “Tudo nasce de um sonho, Valentim”, produzido por alunos da Escola Coronel Olimpio Cunha, que fica no bairro Santana, em Cariacica. A produção levou ao debate do papel da juventude na promoção de uma educação inovadora.

O cineclube também promoveu uma qualificação na área de audiovisual; e no Campus Viana, os estudantes produziram um vídeo sobre os pontos turísticos da cidade.

Assista à reportagem do projeto Inova Jovem.