Página inicial > Notícias > Campus Vitória recebe palestra sobre maquetes e arquitetura gótica

Campus Vitória recebe palestra sobre maquetes e arquitetura gótica

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2016, 18h44 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2016, 18h45

Ex-aluno do campus, que atualmente exibe seu trabalho artístico na Europa, falará no dia 15 de dezembro, às 10h.

O Campus Vitória receberá no dia 15 de dezembro o artista Luciano Xavier dos Santos para ministrar uma palestra sobre maquetes e arquitetura gótica. A palestra, organizada pela Coordenadoria de Edificações, será no Teatro do Ifes, a partir das 10 horas. O evento é aberto ao público. Luciano é ex-aluno do Ifes e contará um pouco sobre sua trajetória, iniciada dentro do próprio campus, e sua carreira de artista na Europa. Ele vive, atualmente, na Suíça, onde tem feito exposições de seus trabalhos.

No dia 15, ele vai expor no Campus Vitória uma das suas novas maquetes e explicará todo o processo de fabricação. Fará ainda uma breve introdução sobre a arquitetura gótica – o artista já produziu uma maquete da Catedral de Notre-Dame, em Paris, por exemplo.

Sobre o artista
Natural da cidade de Linhares, Luciano foi aluno do Curso Técnico em Edificações. Em 2005, ele organizou sua primeira exposição de maquetes denominada “Arranha-céus”, na Biblioteca Nilo Peçanha, do Ifes. A exposição teve boa repercussão e Luciano foi convidado para fazer uma maquete do Campus Vitóira que permanece até hoje exposta na entrada principal.

Em 2006, ingressou no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Espirito Santo, onde agregou ainda mais conhecimento no processo de execução das suas maquetes e dos seus desenhos artísticos. Em 2010, mudou-se para a França, onde viveu durante três anos, período em que descobriu a arquitetura medieval, em especial a arquitetura gótica, da qual se tornou um grande entusiasta.

Atualmente, Luciano mora na cidade de Friburgo, na Suíça, onde trabalha num escritório de arquitetura e instalou seu próprio ateliê de maquetes em casa. Ele prepara sua segunda exposição internacional de maquetes sobre arquitetura gótica.

ev

Maquete da Catedral de Notre-Dame, feita por Luciano Xavier dos Santos.

Assunto(s): palestra , arquitetura , Vitória , maquete