Página inicial > Notícias > Campus Piúma inicia curso de Ensino Profissional Marítimo para aquaviários

Campus Piúma inicia curso de Ensino Profissional Marítimo para aquaviários

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 17h13 | Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 17h17

A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado em 2015 entre o campus, a Marinha do Brasil e o então Ministério da Pesca e Aquicultura.

O Campus Piúma, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), passou a ofertar, no dia 23 de novembro, o curso do Ensino Profissional Marítimo (EPM) para aquaviários. A iniciativa, que faz parte do Acordo de Cooperação Técnica assinado em 2015 entre o campus, a Marinha do Brasil e o então Ministério da Pesca e Aquicultura, tem o objetivo de regularizar a situação de pescadores profissionais perante a autoridade marítima. Ao todo, foram 20 inscritos.

Os alunos estão sendo habilitados com as competências exigidas do pescador profissional para o exercício das capacidades previstas nas Normas da Autoridade Marítima, a serem desempenhadas em qualquer tipo de embarcação de pesca. Para ofertar a formação, o campus conta com o apoio da Diretoria de Portos e Costas, bem como da Capitania dos Portos do Espírito Santo.

O Ifes é o nono instituto federal do Brasil a firmar esse tipo de acordo. O curso é voltado para a formação de Aquaviários do 3º Grupo – Pescadores, na categoria Pescador Profissional (POP - Nível de habilitação 2), e terá carga horária de 112 horas. A previsão é de que a capacitação termine no dia 7 de dezembro.

Docentes
Entre os dias 21 e 22 de novembro aconteceu no Campus Piúma a capacitação dos professores que atuam no Curso do Ensino Profissional Marítimo (EPM) para aquaviários, ministrado pelo Sargento André Ramos Lima, da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES), e pelo enfermeiro Vinícius Cordeiro Novaes.

Sete docentes participaram dessa primeira etapa, que abordou temas como: Atividade da Pesca; Conhecimentos Elementares de Primeiros Socorros; Condução e Operação de Embarcações de Pesca; Sistema de Propulsão a Motor Diesel; Técnicas de Sobrevivência Pessoal; Prevenção e Combate a Incêndio; e Segurança em Operações de Embarcações de Pesca.