Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro forma primeira turma do curso de Eletricista Predial

Campus Cachoeiro forma primeira turma do curso de Eletricista Predial

Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 17h42 | Última atualização em Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 17h42

Cerca de 28 alunos receberam certificados de conclusão do curso ofertado no segundo semestre deste ano.

O Campus Cachoeiro de Itapemirim, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), realizou no dia 7 de dezembro a cerimônia de formatura da primeira turma do Curso Básico de Eletricista Predial. A iniciativa, que foi uma parceria do Ifes com a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e com Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), capacitou os estudantes a instalar sensores de presença, ventilador de teto, chuveiros elétricos, disjuntores, interruptores three way, tomadas, lâmpada e também a construir um projeto elétrico de uma residência. Vinte e oito alunos receberam certificados de conclusão do curso, ofertado no segundo semestre deste ano.

Segundo o professor Nilson Alves da Silva, idealizador do curso, a ideia da capacitação surgiu da intenção de estender as atividades da instituição, buscando atender às demandas da comunidade e região. “O curso propiciou aos alunos da comunidade local sua inserção no mercado de trabalho cumprindo um dos papéis da Instituição que é o de formar e multiplicar os conhecimentos específicos necessários para a inclusão do público-alvo no arranjo produtivo local”, comentou.

Como atividade final, os alunos, organizados em grupos, montaram um sistema de instalação elétrica de uma casa, ficando cada grupo com um compartimento. Na apresentação, um integrante de cada grupo apresentou a parte da casa em que foi feita a instalação, aliando teoria e prática. Após as apresentações, os alunos receberam seus certificados de conclusão e participaram de uma confraternização.