Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para o 1º Concurso Nacional do Livro Tátil

Inscrições abertas para o 1º Concurso Nacional do Livro Tátil

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 12h21 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 11h09

Livros táteis são obras que possibilitam a inclusão do leitor com deficiência visual.

Estão abertas as inscrições para 1º Concurso Nacional do Livro Tátil, etapa brasileira do prêmio internacional Typhlo & Tactus, com o objetivo de estimular a produção de obras literárias adequadas às crianças cegas e com baixa visão em um número cada vez maior de países. As inscrições são gratuitas e acontecem em duas etapas: envio da ficha de inscrição por e-mail, até dia 7 de janeiro; envio do material; de 17 de maio a 29 de maio.

Podem se inscrever brasileiros ou estrangeiros com residência comprovada no país há dois anos. A autoria pode ser individual ou coletiva e cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho. Livros táteis são obras que possibilitam a inclusão do leitor com deficiência visual, por meio da utilização de diversos materiais texturizados em sua fabricação, tais como camurças, tecidos, velcros, e objetos reais.

Os cinco melhores trabalhos ganharão certificado e participarão do prêmio Typhlo & Tactus, em outubro do ano que vem, na cidade de Dijon, na França. O primeiro colocado ganhará um troféu e um prêmio em dinheiro no valor de 1.000€.

O Instituto Benjamin Constant foi a instituição escolhida para realizar o concurso no Brasil devido à sua experiência na educação de pessoas com deficiências visuais e na produção de material especializado para esse público.

Mais informações podem ser acessadas no edital do concurso. Dúvidas podem ser enviadas para a organização pelos e-mails luciana.maria.arruda@gmail.com e patriciadepinho@ibc.gov.br , ou tiradas por telefone no (21) 3478-4498, das 8h às 17h.

Acesse o edital.

Assunto(s): concurso , livros táteis