Página inicial > Notícias > Aluno do Campus Santa Teresa recebe prêmio no encontro Latino-Americano de Pós-Graduação

Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 16h41 | Última atualização em Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 16h41

O trabalho ficou entre os cinco melhores na área de Engenharia Agronômica. Ao todo, mil trabalhos concorreram à premiação.

O trabalho “Fontes de Adubos Orgânicos na Produção de Mudas de Pitaia”, do aluno Felipe Pereira Dal’col, do Campus Santa Teresa, ficou entre os cinco melhores na área de Engenharia Agronômica no XVI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. O evento aconteceu nos dias 27 e 28 de outubro, na Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos (SP). Ao todo, mil trabalhos concorreram à premiação.

O projeto desenvolvido pelo aluno do 10º período do curso de agronomia no setor de viveiricultura do campus, e que contou com a orientação do professor Hediberto Nei Matiello, tem o intuito de avaliar a qualidade de mudas de pitaia (Hylocereusundatus) tratadas com duas fontes de adubos orgânicos. A demanda por mudas de maior qualidade decorre do interesse em expandir o cultivo na região. A pitaia é um fruto de várias espécies de cactus, resistente à seca, com cor e polpa bem exóticos, rico em fibras e sais minerais, para consumo in natura e usado como alimento nutracêutico em dietas de emagrecimento e funcionalidade intestinal.

O Campus Santa Teresa, por meio de trabalhos de iniciação científica e projetos de estudantes dos cursos de técnico em Agropecuária e Agronomia, pretende estudar técnicas de cultivo orgânico e sistemas de condução da lavoura de pitaia na região, considerando que sua área de produção está centrada no estado de São Paulo e os primeiros cultivos capixabas, realizados por pequenos produtores, indicam grande adaptação e potencial de produção.