Página inicial > Notícias > Campus Guarapari promove seminário de implantação da Agenda A3P

Campus Guarapari promove seminário de implantação da Agenda A3P

Publicado: Terça, 28 de Março de 2017, 12h24 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 12h25

O programa do Ministério do Meio Ambiente visa implementar a responsabilidade socioambiental nas instituições públicas.

O Campus Guarapari, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), promove nesta terça-feira (28), entre 19 e 21h30, o lançamento do programa Agenda A3P em 2017. Participam do “Seminário de Implantação da Agência A3P” alunos de todas as turmas de bacharelado em Administração do campus, que é o primeiro no Estado a aderir ao projeto. Durante o seminário, serão criados grupos de trabalhos e será especificado o que cada turma vai desenvolver durante o semestre.

A agenda A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que visa implementar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas operacionais nas instituições públicas. Entre os eixos temáticos da iniciativa estão o uso racional dos recursos naturais e bens públicos; a gestão adequada dos resíduos gerados; a qualidade de vida no ambiente de trabalho e a sensibilização e capacitação dos servidores e alunos.

A coordenadora do curso de Administração, Andrea Maria Quadros, explica que é a primeira vez que todas as turmas da graduação farão um seminário interdisciplinar com um único tema. “Acreditamos que depois do lançamento e execução da primeira etapa do programa, que está sendo planejada pelos alunos do 7º período, consigamos captar mais alunos para trabalhar as ações da Agenda”, afirma a professora.

Este é o segundo ano que o campus adere à Agenda A3P e, para dar continuidade às ações do programa, foi criado o Núcleo de Educação Ambiental. Em 2016, os estudantes realizaram diagnóstico e análises, e produziram um relatório com dados sobre utilização de água, luz e resíduos sólidos. Atualmente o Núcleo está em fase de planejamento da primeira etapa do programa, que prevê a sensibilização e capacitação de servidores e alunos.

Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)

A A3P surgiu em 1999, e em 2001 foi criado o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública. Em 2002, a A3P foi reconhecida pela Unesco devido à relevância do trabalho desempenhado e dos resultados positivos obtidos ao longo do seu desenvolvimento, ganhando o prêmio “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.

Atualmente, o principal desafio da A3P é promover a Responsabilidade Socioambiental como política governamental, auxiliando na integração da agenda de crescimento econômico concomitantemente ao desenvolvimento sustentável.

Saiba mais sobre a Agenda A3P.

Assunto(s): a3p , administração , guarapari