Página inicial > Notícias > Projeto de pesquisa do Campus Aracruz concorre a premiação nacional

Projeto de pesquisa do Campus Aracruz concorre a premiação nacional

Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 16h04 | Última atualização em Sexta, 07 de Abril de 2017, 16h35

Trabalho foi desenvolvido pelo estudante João Filipi Lombardi, do curso de Licenciatura em Química.

O estudante da Licenciatura em Química do Campus Aracruz, João Filipi Lombardi, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foi indicado para concorrer ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica - CNPq 2016. Orientado pelo professor André Romero da Silva, o aluno desenvolveu o Plano de Trabalho - “Efeitos dos parâmetros de preparo sobre o tamanho de granulados de ureia revestidos com nanopartículas de Ca e Mg”.

O projeto, que teve início em 2014, desenvolveu um fertilizante inovador que libera macro e micronutrientes de forma controlada, propiciando o aumento da produtividade, a redução de custos e a diminuição da contaminação do solo. Os estudos se concentraram nas atividades agrícolas de Aracruz, apesar da economia do município ser concentrada no setor industrial. De acordo com o projeto, com a expansão da fruticultura e os desafios de cultivo, a elaboração de um fertilizante inteligente poderá favorecer o aumento da produtividade e qualidade das frutas e demais cultivos agrícolas da cidade.

O professor orientador explica que a maioria dos fertilizantes aplicados na agricultura são perdidos para o meio ambiente através da ação do tempo, reduzindo sua efetividade. “Hoje a grande maioria dos agricultores utilizam fertilizantes sem controle de liberação de macro e micronutrientes, fato que acarreta na perda de 50% do fertilizante para o meio ambiente, causando poluição de rios, empobrecimento do solo e o aumento do custo da fertilização dos cultivares”, disse André.

O prêmio
O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e está em sua 14ª edição. Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado ou doutorado, passagens aéreas e hospedagem para participar na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 16 a 22 de julho de 2017.

O resultado da premiação será anunciado até 19 de maio, no endereço: www.destaqueict.cnpq.br. No site também é possível obter informações complementares e mais detalhes sobre a premiação.