Ifes assina protocolo de intenção para criação do Centro de Referência Nacional de Tecnologia Portuária
Parceria com a Codesa e a Ufes foi formalizada em cerimônia nesta segunda-feira (17).
O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello Arantes, assinou nesta segunda-feira (17) um protocolo de intenção com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para a criação de um Centro de Referência Nacional de Tecnologia Portuária, que funcionará em Vitória.
A ideia é que, no futuro, sejam desenvolvidas novas aplicações e tecnologias, além de capacitações e treinamentos na área portuária. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Codesa, Luiz Claudio Santana Montenegro, que destacou o contexto de modernização das práticas e processos adotadas pela empresa, como o “Porto sem papel”, que tornou a liberação de navios eletrônica, eliminando mais de 140 formulários de papel.
“Também seremos os primeiros no Brasil a implantar um sistema de radares de tecnologia de ponta, para melhoria da eficiência e segurança da navegação do Porto de Vitória; e já estamos começando a obra do Sistema Cadeia Logística Inteligente, que vai evitar filas. Queremos agregar, fazer parcerias, desenvolver mais e depois replicar para o restante do país”, complementa Montenegro.
Para o reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, a assinatura do documento traz uma nova possibilidade de atuar de forma aplicada, pensando nas necessidades do setor portuário. “Temos um campus do Ifes dedicado às questões de logística e que trata de forma particular de portos e ferrovias, que é o Campus Cariacica. Para nós é espetacular atuar próximo das necessidades reais do Porto de Vitória, principalmente agora com a possibilidade de ser uma referência nacional. Será uma grande experiência”, afirma.
O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Ufes, Anilton Salles, contou um pouco sobre o histórico da instituição na área portuária. “A Ufes tem apostado nessa relação com a Codesa. Temos uma satisfação muito grande em fazer parte dessa parceria, teremos grandes desafios pela frente”, disse o gestor.
Também participaram do evento – que também teve o objetivo de apresentar o projeto de ampliação e modernização do Porto de Barra do Riacho –, diversos gestores da Codesa, representantes de empresas parceiras, instituições públicas, autoridades, o diretor-geral do Campus Cariacica, Lodovico Ortlieb Faria; além da senadora Rose de Freitas.
Veja as fotos:
Redes Sociais