Fapes divulga oportunidades para pesquisadores em chamadas internacionais
Prazos de submissão de propostas se encerram em maio e junho deste ano.
Estão divulgados no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) dois editais de parceiros internacionais com oportunidades para pesquisadores brasileiros. Um deles, referente ao programa Researcher Connect 2017/2018, ofertado pelo Newton Fund Professional Development & Engagement Programme, tem o objetivo de selecionar coordenadores para uma série de cursos presenciais sobre habilidades em comunicação científica, que serão realizados no Brasil até março de 2018. O prazo final de envio de propostas é 18 de junho.
O outro edital refere-se a uma chamada para pesquisadores brasileiros integrarem equipes de projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa, em intercâmbios de até seis meses. Podem participar pesquisadores em nível pós-doutoral com projetos fomentados pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) ou pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prazo limite para envio das propostas às FAPs é até o dia 31 de maio.
Veja mais informações sobre as chamadas
Researcher Connect 2017/2018
Objetivo – selecionar instituições de ensino superior para sediar uma série de cursos presenciais para o desenvolvimento de habilidades em comunicação científica. A instituição será representada por um coordenador-proponente, que deverá ser pesquisador em tempo integral ou professor indicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pró-Reitoria de Pós-Graduação ou chefe de departamento.
Propostas – candidatos a coordenador do curso devem submeter o formulário online de inscrição completo em inglês, disponível na chamada pública
Prazo – 18 de junho.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: newton@britishcouncil.org.br (cc: editais.duvidas@fapes.es.gov.br).
Chamada para manifestação de interesse do Conselho Europeu de Pesquisa
Objetivo – selecionas pesquisadores pós-doutores brasileiros que já tenham projetos fomentados pela Fapes, Capes ou CNPqpara integrar equipes de Pesquisadores Principais com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa, em intercâmbios de até 6 meses.
Propostas – candidatos devem preencher a carta de manifestação de interesse (conforme modelo no anexo A), depois passam por entrevista e depois devem enviar os documentos indicados no edital.
Prazo – 31 de maio
Redes Sociais