Primeiro cão-guia treinado em Alegre é entregue a deficiente visual
Cerimônia aconteceu no auditório do campus, na segunda-feira (22).
O primeiro cão-guia treinado no Campus de Alegre, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), foi entregue nesta segunda-feira (22), em cerimônia realizada no auditório do campus. O advogado Sérgio Luiz Breder Júnior, de 38 anos, que é morador de Manhuaçu (MG), foi o escolhido para receber o cão Cyber. Ele estava inscrito no Cadastro Nacional de Candidatos à Utilização de Cães-Guia da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH).
O evento desta segunda contou com a participação do reitor Denio Rebello Arantes; da diretora-geral do campus, Valdete Tannure; do diretor do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia (CFTICG), Humberto Sanson Moulin; e da professora multiplicadora Maria Aparecida Zaché e do aluno Thiago Souza Aguiar, do curso de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia.
Estiveram presentes ainda os deputados federais Evair de Melo e Carlos Manato, além do secretário de Gestão da Política de Direitos Humanos da Presidência, Marco Antônio Juliatto. A família socializadora que cuidou de Cyber durante o primeiro ano de seu treinamento também participou da cerimônia e fez a entrega oficial do animal.
O aluno Thiago, sob a orientação de Maria Aparecida, realizou o treinamento do cão e as atividades de formação “dupla”, ou seja, de adaptação entre Cyber e Sérgio. Eles ficaram cerca de três semanas trabalhando no Centro de Treinamento em Alegre e, depois, passaram mais uma semana realizando a adaptação na cidade natal de Sérgio. “Foi muito emocionante. Fiquei muito grato por ter feito isso, por ter mudado a vida de alguém”, contou Thiago.
Para Sérgio, a expectativa agora é a melhor possível. “Vai melhorar muito a minha qualidade de vida. Vai melhorar a mobilidade e também vai ser um crescimento como ser humano. Ter um cão amoroso como o Cyber, dia a dia com a gente, ajuda a crescer mais como ser humano. Antes eu confiava na ponta da minha bengala, hoje eu confio no Cyber”, contou. Ele ainda agradeceu o acolhimento da equipe do Centro de Treinamento.
O reitor, Denio Arantes, enfatizou que, além de comemorar a entrega do cão – que é uma grande realização –, a instituição também celebra a formatura dos primeiros treinadores de cães-guia do Ifes. “A função do Centro é formar as pessoas. O aluno que treinou este cão agora terá a possibilidade de fazer isso também com outros animais e mudar a vida de mais pessoas”, ressaltou.
Veja fotos do evento:
Redes Sociais