Laboratório de Solos do Campus Itapina é classificado como melhor do país pela Embrapa
Desde 2006, o laboratório se mantém no grupo de laboratórios com conceito A.
O Laboratório de Solos, do Campus Itapina, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), alcançou a primeira colocação em um teste de qualidade realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF). Participaram do teste cerca de 150 laboratórios de todo o país.
Desde 2006, o laboratório se mantém no grupo de laboratórios com conceito A e este ano, pela terceira vez, é considerado o melhor do país, apresentando análise de fertilidade do solo com rigor e alto padrão de qualidade e excelência. Os servidores Patrícia Fontes, Alexandre Fontes e Peterson Teixeira, responsáveis pelo laboratório, comemoram a conquista.
Patrícia atribui a vitória ao comprometimento, preocupação, rigor e cuidado com que a equipe do laboratório conduz as análises químicas de fertilidade do solo. “O Campus Itapina se consolida, então, como referência nacional em análise de solos”, afirma.
O PAQLF, realizado pela Embrapa anualmente, tem como principal objetivo a verificação da qualidade dos procedimentos analíticos em solos de instituições públicas e privadas. O processo de avaliação possui várias etapas que levam em consideração, principalmente, a precisão e qualidade dos resultados analíticos. Os laboratórios avaliados como sendo de excelência adquirem o direito de utilizar o selo de qualidade do PAQLF no período de um ano.
Redes Sociais