Ifes e Governo do Estado iniciam parceria
A primeira ação é o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração Pública.
Na manhã desta quarta-feira (23), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) firmou uma parceria com a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e a Escola de Serviço Público (Esesp). O objetivo é realizar, de forma conjunta, ações de capacitação e formação continuada com foco nos servidores públicos do Estado.
Entre os presentes estava o governador Paulo Hartung; o reitor do Instituto Federal, Denio Arantes; a Secretária da Seger, Dayse Lemos; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, Márcio Almeida Có; e a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers. Além disso, servidores que participavam dos cursos promovidos pela Escola de Governo também estiveram presentes, lotando o auditório.
De acordo com o reitor do Ifes, Denio Arantes, a iniciativa vem se juntar ao trabalho que o Instituto já realiza. “Abrir nossas portas para os servidores é uma alegria imensa. É nossa obrigação, enquanto agentes públicos, entregar o melhor serviço possível, que em nosso caso se traduz em uma educação de qualidade em todos os níveis e modalidades”, afirmou.
O governador Paulo Hartung ressaltou a importância da parceria para os servidores e o Estado. “Nos últimos anos uma das coisas mais importantes que conquistamos no Espírito Santo foi a expansão da rede Ifes. Hoje temos 21 unidades distribuídas em nosso Estado. O Ifes é uma instituição de excelência. Juntamos o Ifes a nossa Escola de Serviços Públicos em uma parceria que já conta com a Ufes e a UVV. Parceria importante para educação e capacitação de servidores públicos”, destacou.
Para a secretária da Seger, Dayse Lemos, o movimento apresentado pela Esesp vai de acordo com aquilo que a gestão pública exige. “Uma das necessidades que temos é modernizar nossas ações e processos. Para isso, é fundamental que os profissionais envolvidos nessa tarefa tenham acesso àquilo que tem de melhor e mais atual, e isso é possível por meio do aperfeiçoamento e da formação permanente”, declarou.
Primeira oferta
A primeira ação já pactuada entre as duas instituições é o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração Pública. O objetivo é formar especialistas capacitados para o exercício das atividades de planejamento e de gestão de programas e projetos de forma mais ágil e sob a perspectiva de ganhos em termos econômicos e de resultados.
A previsão é que a primeira turma seja aberta já no primeiro semestre de 2018, com 10 vagas para os servidores estaduais. O curso terá duração de 18 meses, dos quais 12 serão destinadas ao desenvolvimento das disciplinas e os outros seis focados na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Além disso, a Especialização será ofertada na modalidade semipresencial, com encontros presenciais realizados a cada 15 dias no Campus Colatina, do Ifes. Os profissionais interessados devem ficar atentos à publicação do edital, que será feita pelo próprio Instituto Federal. O documento contará com o cronograma, pré-requisitos para a concorrência, procedimentos e demais informações.
*Com informações da Esesp.
Redes Sociais