Página inicial > Notícias > Ifes tem primeiros processos a tramitar de forma totalmente eletrônica

Ifes tem primeiros processos a tramitar de forma totalmente eletrônica

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 14h58 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2017, 16h45

O fato é um marco para a implantação do SIG.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou a tramitação dos primeiros processos de forma totalmente eletrônica na instituição. A nomeação dos novos diretores-gerais dos campi Cariacica, Serra, Vila Velha e Vitória, realizada entre os dias 1º e 5 de setembro, foi feita inteiramente pelo Módulo de Protocolo dos Sistemas Integrados de Gestão do Ifes (SIG-Ifes). O fato é um marco para a implantação do SIG.

Desde o final de junho, o Módulo de Protocolo estava sendo usado por alguns campi para registrar os processos, porém, a tramitação ainda era feita de forma híbrida, ou seja, a numeração e o assunto ficavam registrados no SIG, mas o processo físico também era encaminhado ao setor de destino. Para dar continuidade a implementação será definido um novo cronograma de trabalho junto aos novos diretores-gerais dos campi.

O uso de meio eletrônico para a tramitação de documentos nos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional foi estabelecido pelo Decreto nº 8539. De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do Ifes, Joubert Alexandrino de Souza, com a tramitação dos processos de nomeação cumpriu-se o prazo de dois anos para a completa adesão ao novo modelo. “Com isso a gente conclui uma etapa do projeto de Processo Eletrônico Nacional (PEN), que tinha prazo para implementação em até dois anos após a publicação do decreto”, afirmou.

O diretor de Planejamento do Ifes, Elton Siqueira Moura, destacou a importância da tramitação eletrônica para o Instituto. “Basicamente atenderemos algumas ações da Instrução Normativa Nº 10 do Ministério do Meio Ambiente, por meio dos Planos de Gestão de Logística Sustentável, que visam ações práticas de sustentabilidade e de racionalização do uso de materiais e serviços. Com a melhoria no desempenho dos processos, teremos a redução de custos de papel e combustível, e com a disponibilização de informações em tempo real para a comunidade interna e externa, teremos ganhos em agilidade e transparência. O SIG permitirá alcançar esses objetivos”, explicou.