Página inicial > Notícias > Educimat conquista nota 4 em avaliação da Capes

Educimat conquista nota 4 em avaliação da Capes

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 08h56 | Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2022, 15h30

A nota leva em consideração a produção científica e a estrutura curricular do curso, entre outros fatores.

O mestrado profissional em Educação e Ciências e Matemática (Educimat), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), conquistou nota 4 na primeira etapa da avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), que é realizada a cada quatro anos. A nota, que varia de 3 a 7, leva em consideração a produção científica do corpo docente e discente, a estrutura curricular do curso, a infraestrutura de pesquisa da instituição, entre outros fatores.

Para Alex Jordane de Oliveira, coordenador pedagógico do Educimat, o desempenho na avaliação da Capes é reflexo de um conjunto de fatores, dentre os quais ele destaca o empenho dos professores e alunos do mestrado. “Os professores que estão envolvidos com o Educimat têm uma produção significativa. Além disso, temos uma pontuação acima da média em relação a produto educacional, que é o resultado do mestrado profissional. Essa foi uma das melhores avaliações de produtos educacionais do País. E isso, com certeza, trouxe um grande impacto para essa avaliação”, apontou.

Dentre os critérios utilizados para avaliar a qualidade dos produtos educacionais desenvolvidos pelos alunos do mestrado estão a sua aplicação em alguma rede de ensino e a divulgação. “No nosso caso, cerca de 90% foram aplicados nas redes de ensino pelos mestrandos e mestres”, comentou. Alex também falou que a coordenação do Educimat tem se organizado de forma a atender às exigências da Capes e agradeceu ao apoio do Campus Vitória, Reitoria e Cefor.

O processo de avaliação de cursos de pós-graduação realizado pela Capes é contínuo. O curso em funcionamento deve ser avaliado a cada quatro anos (avaliações quadrienais), a fim de verificar se as metas propostas no projeto inicial foram plenamente atingidas no âmbito do programa. Caso contrário, o programa pode ser descredenciado. O resultado final da avaliação de 2017 será divulgado no dia 20 de dezembro.

Avaliação geral
Além do Educimat, também passaram pela avaliação os mestrados profissionais em Agroecologia (PPGA), Engenharia de Controle e Automação (Propecaut), Ensino de Humanidades (PPGEH) e Tecnologias Sustentáveis; e o acadêmico em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Proppem), que obtiveram nota 3.