Bolsistas do Pibid lançam cadernos pedagógicos com práticas escolares
Arquivos estão disponíveis para download gratuito na plataforma integrada de Bibliotecas do Ifes.
Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), lançaram os primeiros volumes de cadernos pedagógicos do programa. O objetivo da série de livros é socializar e ampliar debates relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, em suas diferentes nuances. As publicações, em forma de caderno pedagógico, apresentam experiências desenvolvidas nos diferentes subprojetos do Pibid da instituição.
O primeiro volume da série, organizado pelo professor Lauro Chagas e Sá, visa possibilitar a socialização do conhecimento construído em Educação Matemática, por meio de vivências de sala de aula, no que se refere a práticas de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Os capítulos que compõem esse livro foram escritos a partir de experiências realizadas nas cidades de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, onde são realizados os subprojetos de Matemática do programa.
Já o segundo caderno pedagógico, organizado pelas professoras Fernanda Zanetti Becalli e Ana Brígida Soares, objetiva socializar conhecimentos construídos na área Ciências da Natureza, por meio de trabalhos realizados em integração com escolas estaduais e municipais de educação básica das cidades de Alegre, Aracruz, Cariacica, Itapina e Vila Velha.
O terceiro volume da coleção, sob organização de André Effgen de Aguiar, Carlos Eduardo Deoclécio e Lauro Chagas e Sá, tem o objetivo de fomentar a pesquisa e a escrita de alunos participantes dos subprojetos da área de Letras, vinculados aos cursos, nas modalidades presencial e a distância.
Os cadernos estão disponíveis para download gratuito na plataforma integrada de Bibliotecas do Ifes. Acesse:
Volume 1 – Educação Matemática: experiências, reflexões e proposições para a Educação Básica
Volume 2 – Ensino de Ciências: políticas, cenários e práticas emancipatórias na Educação Básica
Volume 3 – Ensino de língua e literatura: diálogos e interfaces
Redes Sociais