Página inicial > Notícias > Bolsistas do Pibid lançam cadernos pedagógicos com práticas escolares

Bolsistas do Pibid lançam cadernos pedagógicos com práticas escolares

Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2017, 09h41 | Última atualização em Segunda, 20 de Janeiro de 2020, 10h09

Arquivos estão disponíveis para download gratuito na plataforma integrada de Bibliotecas do Ifes.

Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), lançaram os primeiros volumes de cadernos pedagógicos do programa. O objetivo da série de livros é socializar e ampliar debates relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, em suas diferentes nuances. As publicações, em forma de caderno pedagógico, apresentam experiências desenvolvidas nos diferentes subprojetos do Pibid da instituição.

O primeiro volume da série, organizado pelo professor Lauro Chagas e Sá, visa possibilitar a socialização do conhecimento construído em Educação Matemática, por meio de vivências de sala de aula, no que se refere a práticas de ensino e aprendizagem na Educação Básica. Os capítulos que compõem esse livro foram escritos a partir de experiências realizadas nas cidades de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim, onde são realizados os subprojetos de Matemática do programa.

Já o segundo caderno pedagógico, organizado pelas professoras Fernanda Zanetti Becalli e Ana Brígida Soares, objetiva socializar conhecimentos construídos na área Ciências da Natureza, por meio de trabalhos realizados em integração com escolas estaduais e municipais de educação básica das cidades de Alegre, Aracruz, Cariacica, Itapina e Vila Velha.

O terceiro volume da coleção, sob organização de André Effgen de Aguiar, Carlos Eduardo Deoclécio e Lauro Chagas e Sá, tem o objetivo de fomentar a pesquisa e a escrita de alunos participantes dos subprojetos da área de Letras, vinculados aos cursos, nas modalidades presencial e a distância.

Os cadernos estão disponíveis para download gratuito na plataforma integrada de Bibliotecas do Ifes. Acesse:

Volume 1 – Educação Matemática: experiências, reflexões e proposições para a Educação Básica

Volume 2 – Ensino de Ciências: políticas, cenários e práticas emancipatórias na Educação Básica

Volume 3 – Ensino de língua e literatura: diálogos e interfaces

Assunto(s): pibid , cadernos pedagógicos ,