Cerimônia de abertura do Jif Nacional reúne estudantes de todo o Brasil
Aproximadamente 1.500 pessoas prestigiaram a solenidade.
Celebração do espírito esportivo, arte e confraternização marcaram a cerimônia de abertura do Jogos dos Institutos Federais (JIF 2017), realizada na noite de terça-feira (3), no Centro de Convenções (Cenacon), em Poços de Caldas (MG). O evento reuniu estudantes, professores e autoridades de 34 instituições federais de ensino técnico e profissional de todas as regiões do Brasil para darem início à Etapa Nacional da disputa. Aproximadamente 1.500 pessoas prestigiaram a solenidade.
“Este é um momento de interação entre culturas. Isso está sendo possível graças ao envolvimento das equipes responsáveis pela organização”, disse o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, durante o discurso de abertura. “A sinergia dos atores envolvidos é o que faz este evento esportivo dar certo”, completou. O Instituto Federal do Sul de Minas sedia o evento que se estende até domingo (8).
Cerca de 1.200 atletas, classificados nas etapas locais e regionais, disputarão medalhas e troféus em 11 modalidades esportivas. O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai competir nas seguintes modalidades: futebol de campo masculino; futsal feminino e masculino; basquete masculino; vôlei masculino; atletismo feminino e masculino; judô feminino e masculino; e natação masculino.
Acolhida das delegações
Em um dos momentos mais empolgantes da cerimônia, as bandeiras de todos os estados brasileiros foram conduzidas pelos atletas e as delegações foram acolhidas no auditório do Centro de Convenções ao som de músicas interpretados pela fanfarra Professor Gabriel Vilas Boas, do IFSULDEMINAS – Campus Inconfidentes. A performance das balizas do campus foram aplaudidas pela plateia.
Sob a regência do maestro Juliano Marques Barreto, o Hino Nacional Brasileiro foi executado pelos músicos da Banda Sinfônica do Conservatório Musical de Poços de Caldas.
O público, em pé, recebeu a bandeira oficial dos Jogos dos Institutos Federais conduzida pela estudante do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre Bárbara Hellen, campeã mundial de Karatê, disputado em Agra, na Índia, e pelas campeãs da Etapa Nacional do JIF 2016, na modalidade xadrez, Jaqueline, Marina e Lígia, do Campus Muzambinho. “É um momento muito importante para minha vida, porque depois de tanto esforço a gente consegue ver o reconhecimento”, comentou Bárbara, que tem as Olimpíadas de 2020 como meta. “O foco agora é buscar a classificação para as Olimpíadas de Tóquio,” confessou a aluna que treina quatro horas diárias, em meio aos estudos. “Concilio o treino com as aulas do ensino técnico integrado e dá tudo certo porque o IFSULDEMINAS ajuda bastante”, concluiu.
Atleta olímpico
O símbolo mais representativo dos jogos olímpicos, a tocha, foi conduzida pelo judoca vice-campeão olímpico e campeão mundial da categoria médio, Carlos Eduardo Honorato. Foi ele quem acendeu a pira. Honorato comentou sobre a satisfação de ser convidado para a honraria. “Fiquei muito honrado com o convite. Eu sei que posso incentivar muito os garotos que estão aqui, tanto no esporte, quanto na educação. Eu mostro para eles que todos são capazes”, disse o atleta, recordando sua origem humilde na periferia de Taboão da Serra (SP). “Saí de um bairro pobre e consegui atingir meu objetivo que é ganhar uma medalha”, comemorou.
A aluna do IFSULDEMINAS – Campus Machado, Sabrina Vieira Guerra, prestou o juramento do atleta. Acompanhada pelos competidores, a estudante jurou lealdade e dedicação, além de seguir as regras e respeitar as decisões do árbitro e da organização. As ginastas da equipe Volari de Ginástica Rítmica da Prefeitura de Poços de Caldas, coordenadas pelas técnicas Marcela Cristina Silva e Kellen Alves Generoso, exibiram uma série de exercícios corporais e cativaram o público pela simpatia, elasticidade e beleza.
Além do reitor Marcelo Bregagnoli, marcaram presença na cerimônia a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eline Neves Braga Nascimento; o reitor do Instituto Federal do Maranhão e presidente do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), Francisco Roberto Brandão Ferreira; o reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e vice-presidente do Conif, Roberto Gil Rodrigues de Almeida; o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Antônio Carvalho de Azevedo; o presidente da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal, professor Sílvio Romero de Farias; e outros reitores e diretores-gerais das instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A competição é promovida pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, com o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e parceria da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.
*Texto e fotos: Ascom IFSULDEMINAS
Redes Sociais