Página inicial > Notícias > Proex realiza Encontro da Rede de Incubação de Empreendimentos do Ifes

Proex realiza Encontro da Rede de Incubação de Empreendimentos do Ifes

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 16h47 | Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 16h47

Será nesta sexta-feira (6), na Fábrica de Ideias.

A Diretoria de Extensão Tecnológica, da Pró-Reitoria de Extensão do Ifes (Proex), realizará nesta sexta-feira (6) o II Encontro da Rede de Incubação de Empreendimentos do Ifes. O evento reunirá os gestores de 13 núcleos incubadores da instituição. A programação terá início às 10 horas, na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, Vitória.

A professora Maria Goretti Falcão de Araújo, que é coordenadora sistêmica da Incubadora Ayty, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), falará aos presentes pela manhã. Em sua palestra, ela abordará aspectos de gestão de incubadoras na realidade dos institutos federais. À tarde, o engenheiro de produção João Paulo do Carmo, da Agência de Inovação do Ifes, fará uma apresentação sobre os “Fatores Críticos de Sucesso das Incubadoras do Espírito Santo”.

Núcleos incubadores
A Incubadora do Ifes é uma estrutura em rede que conta hoje com 13 núcleos incubadores em diferentes estágios de implantação e maturidade. Em Cachoeiro, Colatina, Serra, São Mateus, Venda Nova, Vila Velha e Vitória, os núcleos já estão estabelecidos e lançam editais de pré-incubação e de incubação periodicamente. Em Linhares e Piúma, estão formadas comissões de implantação. Barra de São Francisco, Alegre e Montanha estão em processo de criação do núcleo; e Ibatiba está em processo de reestruturação do Núcleo Incubador.

A Rede de Incubação de Empreendimentos é gerenciada pela Agência de Inovação do Ifes (Agifes), com o objetivo de articular, integrar e oferecer suporte às atividades desenvolvidas pelos núcleos incubadores do Ifes. Pela rede, é feito o suporte para a criação de novos núcleos incubadores; capacitação das equipes de trabalho; parcerias e acordos com instituições e agentes externos; e sistematização de processos.

Programação - II Encontro da Rede de Incubação de Empreendimentos do Ifes

10h – Recepção dos participantes

10h30 – Palestra Maria Goretti – Coordenadora Sistêmica da Incubadora Ayty do IFAM (cerne 1)

12h – Intervalo para almoço