Página inicial > Notícias > Representantes dos Núcleos Incubadores do Ifes conhecem modelo de gestão do Ifam

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2017, 14h31 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2017, 14h42

Palestra, que aconteceu nesta sexta (6), fez parte do Encontro da Rede de Incubação de Empreendimentos da instituição.

slider encontro

Na manhã desta sexta-feira (5), representantes dos núcleos incubadores de diversos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tiveram a oportunidade de conhecer a experiência da incubadora Ayty, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), que é considerado uma das referências da área na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

O grupo participou de uma palestra, ministrada pela coordenadora sistêmica da incubadora amazonense, Maria Goretti Falcão de Araújo, que apresentou o modelo de gestão utilizado e aperfeiçoado há quase 10 anos. A palestra faz parte da programação do Encontro da Rede de Incubação de Empreendimentos do Ifes, que acontece durante todo o dia, na Fábrica de Ideias.

Os representantes dos núcleos incubadores foram recepcionados pelo diretor de Extensão Tecnológica, Rodolpho da Cruz Rangel, que agradeceu a presença de todos e contextualizou sobre o trabalho realizado pela incubadora do Ifes. Em seguida, convidou a servidora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Maria Goretti Falcão de Araújo, para apresentar o modelo de gestão da incubadora Ayty.

Maria Goretti apresentou um histórico da incubadora, que iniciou duas atividades em 2003, e mostrou como desenvolveu o modelo de governança a partir de 2008, quando assumiu as atividades como coordenadora. De uma forma interativa com os participantes, a gestora também mostrou as unidades da incubadora, aspectos importantes dos processos de pré-incubação, incubação; além de esclarecer dúvidas dos participantes.

“Sempre que participo de eventos como esse e divido a nossa experiência, também aprendo muito. É assim que inovamos. É muito bom ver o interesse das pessoas, que entendem que temos potencial, que precisamos nos fortalecer como rede”, afirmou a Maria Goretti. Para o coordenador do núcleo incubador do Campus São Mateus, Carlos Bala, a palestra superou as expectativas. “Ficou muito claro que ela é altamente motivada e proativa. É, com certeza, uma inspiração e uma referência para nós”, afirmou.

Participaram da palestra, representantes dos núcleos incubadores dos campi Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Itapina, Montanha, São Mateus, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha, Vitória, além de representantes do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e da Reitoria.

Assunto(s): encontro , ifam , extensão