Cup of Excellence movimenta o Campus Venda Nova do Imigrante
O evento acontece até o dia 22 de outubro.
Juízes estrangeiros, imprensa especializada de vários países e as muitas rodadas de degustação dos melhores cafés especiais do Brasil têm transformado a rotina do Campus Venda Nova do Imigrante, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), durante o evento Cup of Excellence Brazil 2017. Nesta terça-feira (17), a sala de provas montada no segundo andar do prédio administrativo do campus contou com 3 rodadas de degustação pela manhã e uma última, à tarde.
Para os alunos, receber os visitantes e ter contato com o campeonato de cafés especiais mais importante do mundo também é uma experiência única. Um time formado por 14 estudantes dos campi Venda Nova do Imigrante e Alegre formam a equipe de apoio técnico ao evento, responsável pela preparação da degustação, que inclui atividades de moagem dos grãos, preparação e aquecimento da água, além da organização e limpeza da sala oficial. Ao final, antes de recolherem as amostras que foram utilizadas pelos juízes, os alunos são autorizados a provarem os cafés especiais.
Segundo a aluna Alanne Carvalho de Oliveira, do 2º período do Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus, essa é uma experiência única, que ela não teria em nenhum outro lugar. “Vim para o Ifes atrás de um curso que me proporcionasse um diferencial no mercado e hoje pretendo ser degustadora de cafés especiais”, conta a capixaba de 25 anos de idade, formada em gastronomia em uma faculdade de Alagoas. Allane diz ainda que os alunos do campus Venda Nova do Imigrante que participam do Laboratório de Análise e Pesquisa em Cafés Especiais (Lapc) tiveram a oportunidade de participar da etapa nacional do Cup of Excellence, que aconteceu na cidade de Varginha, em Minas Gerais. “Fomos para treinarmos e podermos oferecer um melhor apoio à etapa internacional”, explica.
O estudante Gustavo Lopes, do 2º período do curso de Tecnologia em Cafeicultura do Campus de Alegre também faz parte da equipe de apoio e estava ansioso para provar os cafés da competição especial no final da tarde desta terça-feira. “Só podemos entrar na sala quando os juízes saem e o Dério resolveu fazer a soma dos pontos na bancada”, brincou, referindo-se ao colega de Ifes Dério Brioschi Jr, que integra a equipe internacional de juízes, enquanto esperava com os colegas na porta da sala, para provar as amostras.
Gustavo, que tem 17 anos, é filho de produtores de café na cidade de Santa Rita do Itueta (MG) e também pretende ser degustador profissional de cafés especiais. Ele comemora a oportunidade de contato com os melhores cafés do país. “Degustar cafés é como somar horas de vôo: quanto mais oportunidade de provar os melhores cafés, melhor o degustador fica, como um piloto de avião que têm mais tempo com a aeronave”, explica. O estudante faz parte da equipe da Caparaó Jr, empresa junior parceira do Ifes na utilização do Laboratório de Classificação Física e Sensorial de Café do Campus de Alegre.
Gustavo e Alanne também comemoram a integração dos alunos dos dois laboratórios do Ifes. “Aqui a gente aprende a ser uma família”, explica Alanne. A competição Cup of Excellence acontece anualmente no Brasil e possui três etapas.
Este ano, a segunda etapa acontece no campus Venda Nova do Imigrante do Ifes até o dia 22 de outubro.
Redes Sociais