Página inicial > Notícias > Curso de Formação Política de Nova Venécia recebe diploma de mérito do Prêmio Darcy Ribeiro

Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2017, 12h18 | Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2017, 18h01

O prêmio reconhece pessoas e ações de destaque na defesa e promoção da educação brasileira.

O Curso de Formação e Gestão Política, do Campus Nova Venécia, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), recebeu diploma de mérito do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2017. O prêmio é oferecido pela Câmara dos Deputados e foi criado para contemplar pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira. A indicação dos concorrentes é feita por deputados e senadores.

Este ano, foram indicados, no total, 41 profissionais, instituições e movimentos sociais brasileiros. As indicações foram feitas por 40 deputados federais e três senadores. Os três vencedores foram: o escritor José Humberto Henriques; o Cenpec, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária; e o professor paulista Antonio Veronezi. Os demais indicados receberam diplomas em reconhecimento pelo seu mérito.

O curso de Nova Venécia é coordenado pelo professor Weverton Pereira do Sacramento. Foram abertas 1.100 vagas as aulas acontecem, até dezembro, nos municípios de Alto Rio Novo, Águia Branca, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Governador Lindemberg, Jaguaré, Mantenópolis, Montanha, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Rio Bananal, São Mateus, Serra, Vila Pavão, Vila Valério e Vila Velha.

Darcy Ribeiro
Ex-senador, o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um dos fundadores da Universidade de Brasília. No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de 1º grau.