Página inicial > Notícias > Segundo Seminário de alinhamento do ProfEPT é realizado no IFPR

Segundo Seminário de alinhamento do ProfEPT é realizado no IFPR

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2017, 15h31 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 13h18

Evento proporcionou troca de experiências entre docentes de todo o País.

Cerca de 250 servidores participaram do 2º Seminário de Alinhamento Conceitual do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT). O encontro foi realizado de 23 a 27 de outubro no Campus Pinhais, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), como parte do projeto de formação continuada da equipe do programa.

“Temos um corpo docente muito diversificado em termos de formação, que é típico da educação profissional e tecnológica. Pensando nisso, criamos um projeto que pudesse alinhar conceitualmente os professores. Não que queiramos que todos pensem e ajam da mesma maneira, mas como o programa é único, precisamos minimamente de alguns encaminhamentos em comum”, destaca Rony Freitas, docente do Instituto Federal do Espírito Santos e coordenador-geral do mestrado.

O Seminário de Alinhamento Conceitual proporcionou a troca de experiências entre docentes de todo o País, já que o evento contou com a presença de representantes de 36 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A programação começou com uma reunião do Comitê Gestor e da Comissão Acadêmica Nacional, no dia 23. No dia seguinte, os coordenadores de curso se reuniram.

No dia 25, foi feita uma abertura oficial que contou com a presença do reitor pro tempore do IFPR, Odacir Antonio Zanatta; do pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Marcelo Estevam; do coordenador regional do ProfEPT, Leandro Pinto; do coordenador-geral do ProfEPT, Rony Freitas; da coordenadora acadêmica nacional, Cristhianny Bento Barreiro; e do coordenador do Fórum de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Conif (Forpog), José Pinheiro de Queiroz Neto.

Zanatta ressaltou que o evento é um marco para o IFPR e para a Rede Federal: “precisamos continuar nos organizando para ficarmos cada vez mais fortes e sólidos”.

Em seguida, o QuartIF, grupo de cordas do IFPR, tocou em uma apresentação cultural. A ocasião seguiu com uma mesa-redonda com Dante Henrique Moura, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Marise Ramos da Fiocruz e Domingos Leite Lima Filho, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

ProfEPT
O ProfEPT conta atualmente com 18 institutos federais que participam desde 2016, além de 17 novos IFs e o Colégio Pedro II, os quais aderiram este ano. Cada IF tem professores e cerca de 24 estudantes, escolhidos por meio de processo de seleção que destinou 50% das vagas para servidores da rede federal e o restante para ampla concorrência.

*Com informações do IFPR.