Página inicial > Notícias > Equipe do Campus São Mateus se destaca em competição nacional de AeroDesign

Equipe do Campus São Mateus se destaca em competição nacional de AeroDesign

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 12h39 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 12h39

A SAE BRASIL AeroDesign 2017 aconteceu em São José dos Campos, no final de outubro.

A equipe FAM AeroDesign, formada por estudantes de Engenharia Mecânica do Campus São Mateus, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), conquistou a 9ª colocação, entre 48 equipes, na categoria Acesso da 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign. O evento aconteceu em São José do Campos, em São Paulo, no final de outubro. Com o resultado, a equipe sobe para a categoria Regular da competição, no próximo ano.

O evento, que ocorre anualmente, é um desafio lançado aos estudantes de engenharia, com o objetivo de propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos. O foco é aprofundar estudos de Engenharia Aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e competição entre equipes.

A 19ª Competição SAE BRASIL AeroDesign reuniu universidades de 15 estados brasileiros, do Distrito Federal, e de países como Venezuela, México e o Peru. Foram mais de 105 equipes, que somam cerca de 1,4 mil universitários divididos em quatro categorias: Acesso, Regular, Micro e Advanced. O projeto consiste em um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde a concepção e projeto detalhado até a fase de construção e testes.

A equipe FAM AeroDesign, do Campus São Mateus, tem apenas três anos de existência e competiu com a sua terceira aeronave rádio controlada, batizada de C-328 Facto. O grupo é composto por 13 estudantes e dois professores-orientadores. Nesta primeira competição nacional, os estudantes foram acompanhados pelo coordenador do projeto, Cristiano Aiolfi, e pelo diretor de Pesquisa e Extensão do campus, Cleidson Oliveira.

A equipe Araero, do Campus Aracruz, também participou da disputa nacional e alcançou a 22ª colocação, permanecendo na mesma categoria no próximo ano.

Você sabe o que é AeroDesign?
O AeroDesign é um projeto educacional voltado ao desenvolvimento do estudante de engenharia no ramo aeronáutico. Por meio de aeronaves rádio-controladas, que são projetados e construídos nas instituições de educação superior, os alunos que participam do projeto adquirem conhecimentos que vão além do que é ensinado em sala de aula, complementando o currículo acadêmico do aluno.