Página inicial > Notícias > Ifes tem duas alunas selecionadas para o programa Jovens Embaixadores 2018

Ifes tem duas alunas selecionadas para o programa Jovens Embaixadores 2018

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 17h34 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2017, 15h57

Elas farão uma viagem de três semanas para os Estados Unidos.

Duas alunas do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram selecionadas para participar do Programa Jovens Embaixadores 2018, promovido pela Embaixada Americana. Júlia Faria Valani, 17 anos, cursa o 3º ano do Curso Técnico em Mineração no Campus Nova Venécia; e Miriam Hannah da Silva Dantas, 16 anos, cursa o 2º ano do Curso Técnico em Pesca no Campus Piúma. As duas e outros 48 estudantes brasileiros farão um intercâmbio estudantil durante três semanas nos Estados Unidos.

O programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O principal objetivo é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.

Júlia é coordenadora de um grupo de infância e adolescência na igreja da sua comunidade em Boa Esperança. Já Miriam participa no desenvolvimento de oficinas de teatro, arte e cultura e clube de literatura na escola, em Piúma.

A viagem para os Estados Unidos está marcada para 12 de janeiro. Durante a primeira semana, o grupo visita a capital do país e seus principais monumentos; participa de reuniões em organizações dos setores público e privado; visita escolas e projetos sociais. Após essa primeira semana em Washington, os participantes são divididos em subgrupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e fazem apresentações sobre o Brasil.

Júlia conta que resolveu se inscrever no Jovens Embaixadores por incentivo da irmã, que é professora de Inglês. Essa foi sua terceira tentativa de participar. “A expectativa de agora em diante é grande, pois acredito que essa experiência mudará a minha vida. Vou ter oportunidades, conhecer pessoas e lugares”, afirma.